Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14407
Título: O jogo Projeto de Fábrica como ferramenta de auxílio ao ensino de cursos de engenharia.
Título(s) alternativo(s): Factory Project game used to support education in engineering.
Autor(es): Nonato, Luiz Felipe Campelo
Silva, André Luís
Palavras-chave: Jogo de tabuleiro
Auxílio ao ensino
Data do documento: 2020
Referência: NONATO, L. F. C.; SILVA, A. L. O jogo Projeto de Fábrica como ferramenta de auxílio ao ensino de cursos de engenharia. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, Paranaguá, PR, v. 5, n. 5. p. 261-286, 2020. Disponível em: <http://periodicos.ifpr.edu.br/index.php?journal=MundiETG&page=article&op=view&path[]=1002>. Acesso em: 12 set. 2021.
Resumo: Utilizar métodos diferentes no ensino pode proporcionar o desenvolvimento de habilidades que são difíceis de serem trabalhadas com os métodos convencionais. Na busca por desenvolver essas habilidades e ao mesmo tempo trabalhar um determinado conteúdo foi desenvolvido um jogo de tabuleiro. Este jogo foi elaborado para a disciplina de Projeto de Fábrica que está presente em alguns cursos de Engenharia de Produção. Com a criação do jogo finalizada, este foi aplicado em sala de aula. A eficiência/aplicabilidade deste jogo foi testada com um questionário. Os resultados obtidos mostraram que o jogo cumpriu seu objetivo e abordou parte dos conceitos da matéria. Como atividade futura indica-se a criação de novas versões que incluam mais tópicos da disciplina abordada.
Resumo em outra língua: Using different methods in education can provide the development of skills that are difficult to work in an conventional way. A board game was developed to address these skills and at the same time work the course content.This game was designed for the discipline of Factory Project that is present in degree in industrial engineering. When the game was finalized, this was played in the classroom. The effectiveness / applicability of this game was tested with a questionnaire. The results showed that the game fulfilled its objective and also approached part of the concepts. It is also indicated the creation of new versions that include more topics of the discipline approached.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14407
DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2020vol5n51002
ISSN: 2525-4782
Licença: O periódico Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1262>. Acesso em: 01 out. 2020.
Aparece nas coleções:DEPRO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_JogoProjetoFábrica.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.