A linguagem como performance nas identidades de mulheres negras e gordas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A cibercultura tornou-se um lugar de infinitas possibilidades de criação e reprodução de linguagens, inclusive é um cenário recheado de performances. As linguagens disponíveis para nos expressarmos perante o mundo ampliaram nossa capacidade de se comunicar, e com a utilização das redes sociais conseguimos conexões com pessoas a todo o momento em qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet. As redes sociais estabelecem conexões entre como as pessoas se veem enquanto seres sociais e como elas fazem suas escolhas imagéticas e identitárias, criando uma vitrine online de suas subjetividades. Sendo assim, analiso a plataforma Instagram como ferramenta para evidenciar que somos sujeitos (as) formados (as) na e pela linguagem e nossas identidades, assim como nossas performances, estão em constante movimento. Nesse sentido, essa dissertação movimenta reflexões acerca da performance corporal de mulheres negras e gordas e discute gordofobia, racismo e gênero de forma intrínseca. O propósito dessa análise é discutir os atos performativos de mulheres negras e gordas que produzem conteúdos de forma pública na rede social Instagram e investigar quais são os métodos e caminhos que as mulheres que se autodeclaram negras e gordas escolheram para se inscreverem performaticamente através de legendas e fotos disponibilizadas no Instagram. As escolhidas para análise são a Bielo Andrade, Erica Almeida e Luana Carvalho. Pois, ao realizarem a exibição de suas identidades na internet elas estão inserindo suas inscrições performáticas no mundo expandindo novos horizontes para percorremos caminhos que são múltiplos quando nos debruçamos sobre a complexidade entre linguagens, corpos e identidades.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Peso corporal, Raça negra, Mulheres, Redes sociais
Citação
RIBEIRO, Amanda Ribeiro. A linguagem como performance nas identidades de mulheres negras e gordas. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.