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dc.contributor.authorMendonça, Paula Cristina Cardoso-
dc.date.accessioned2021-12-14T18:22:01Z-
dc.date.available2021-12-14T18:22:01Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationMENDONÇA, P. C. C. De que conhecimento sobre natureza da ciência estamos falando?. Ciência e Educação, Bauru, v. 26, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/MndRwQdNc3sXPVmSCcJfzRp/?lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1980-850X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14232-
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos o que entendemos como um conhecimento amplo de Natureza da Ciência (NdC) levando em conta o objetivo do letramento científico para a Educação em Ciências. Esta discussão se mostra especialmente relevante porque há uma divergência de posicionamento na área. Podemos considerar como abordagem integrada de NdC para atingir tal finalidade: a análise pelos estudantes das práticas dos cientistas a partir do uso de estudos de caso da ciência, e a participação dos estudantes nas práticas científicas e a reflexão metacognitiva sobre os processos de justificação e validação do conhecimento. As duas situações são importantes porque capacitam a compreensão do trabalho dos cientistas em si, e o desenvolvimento do raciocínio científico ao aplicá-lo e analisá-lo em contexto. Este entendimento requer uma abordagem de NdC que não desvincula os processos científicos de seus produtos do conhecimento epistêmico envolvido na legitimação deles.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectScientific educationpt_BR
dc.titleDe que conhecimento sobre natureza da ciência estamos falando?pt_BR
dc.title.alternativeWhat knowledge of the nature of science we are talking about?pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: Ciência e Educação <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/MndRwQdNc3sXPVmSCcJfzRp/?lang=pt>. Acesso em: 14 dez. 2021.pt_BR
dc.description.abstractenIn this paper, we discuss what we can consider as a broad knowledge of Nature of Science (NOS), regarding the aim of scientific literacy for Science Education. This discussion is especially relevant since there is a divergence of positioning in the field. We can consider as an integrated approach of NOS to achieve this purpose: (i) students' analysis of scientists' practices from the use of science case studies; (ii) student participation in scientific practices and metacognitive reflection on the processes of justification and validation of knowledge. Both situations are important since they enable the understanding of the work of the scientists themselves; and the development of scientific reasoning by applying and analyzing it in context. Such understanding requires an approach of NOS that does not dissociate products and processes from epistemic knowledge involved in the legitimization of them.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1516-731320200003pt_BR
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