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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMartins, Diego Magno-
dc.contributor.authorMozzer, Nilmara Braga-
dc.contributor.authorOliveira, Thais Mara Anastácio-
dc.contributor.authorCaetano, Melissa Soares-
dc.date.accessioned2021-12-14T17:57:53Z-
dc.date.available2021-12-14T17:57:53Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, D. M. et al. O papel dos modelos computacionais e das analogias na aprendizagem do processo de interação fármaco-enzima no ensino fundamentado em modelagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 823-854, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/20866>. Acesso em: 10 jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1984 2686-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14229-
dc.description.abstractNeste trabalho, investigamos os papéis desempenhados pelos modelos computacionais e pelos processos de crítica e elaboração de analogias na compreensão conceitual do processo de interação fármaco-enzima. A investigação ocorreu com licenciandos do quinto período de um curso de Química ao vivenciarem um processo de ensino fundamentado na modelagem. As aulas foram filmadas e os materiais escritos produzidos pelos estudantes recolhidos. A análise desses materiais fundamentou a elaboração de um estudo de caso que nos permitiu evidenciar que a representação do sistema pelos modelos computacionais possibilitou que os estudantes desenvolvessem uma maior compreensão do conceito alvo, devido à visualização da disposição espacial dos átomos em macromoléculas e ao tratamento dinâmico desse tipo de sistema. Essa compreensão foi manifestada, principalmente, nos processos de crítica e criação de analogias. Por isso, realçamos a importância de que os licenciandos tenham experiências que os permitam refletir sobre as potencialidades e as limitações dos diferentes recursos de expressão de modelos ao vivenciarem processos de modelagem durante sua formação. Defendemos também a realização de novas investigações sobre a compreensão dos estudantes acerca da natureza dos modelos computacionais e das analogias nestes processos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.titleO papel dos modelos computacionais e das analogias na aprendizagem do processo de interação fármaco-enzima no ensino fundamentado em modelagem.pt_BR
dc.title.alternativeThe role of computational models and analogies in learning the drug-enzyme interaction process in modelling-based teaching.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2333>. Acesso em: 16 mar. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenIn this study, we investigate the roles played by computational models and by the processes of criticism and elaboration of analogies in the conceptual understanding of the drug-enzyme interaction process. The study took place with pre-service teachers who were attending the third year of a Chemistry course when they experienced a teaching process based on modelling. The classes were filmed and the written materials produced by the students were collected. The analysis of these materials supported the development of a case study that allowed us to show that the representation of the system by computational models enabled students to develop a greater understanding of the target concept, due to the visualization of the spatial arrangement of atoms in macromolecules and the dynamic treatment that type of system. This understanding was mainly manifested in the processes of criticism and creation of analogies. For this reason, we emphasise the importance of pre-service teachers having experiences that allow them to reflect on the potential and limitations of the different model expression resources when experiencing modelling processes during their education. We also highlight the need of carrying out new investigations on students’ understanding of the nature of computational models and analogies in these processes.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u823854pt_BR
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