Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14174
Título: Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.
Título(s) alternativo(s): Contextualized proposals of organic chemistry practices for the teaching of biology.
Autor(es): Alvarenga, Meiry Edivirges
Sousa, Lucas Resende Dutra
Andrade, Ângela Leão
Melo, Tânia Márcia Sacramento
Silva Neto, Leonel Antônio da
Nascimento, Andréa Mendes do
Santos, Viviane Martins Rebello dos
Palavras-chave: Experimentos
Experiments
Data do documento: 2021
Referência: ALVARENGA, M. E. et al. Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia. Além dos Muros da Universidade, v. 6, n. 1, p. 65-78, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330>. Acesso em: 10 jun. 2021.
Resumo: Em nossa prática docente, notamos com frequência, o questionamento por parte dos estudantes acerca do motivo pelo qual se estuda Química. É importante ressaltar que a motivação pelo ensino dessa disciplina poderá ser alcançada abandonando-se as aulas baseadas apenas na memorização de nomes e fórmulas e adotando-se abordagens interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o presente trabalho visa propor práticas de ensino de química que fortaleçam a motivação dos estudantes de Ciências Biológicas. Com esse objetivo, selecionamos experimentos para serem desenvolvidos em aulas de caráter prático, ofertadas para estudantes do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Ouro Preto. Os experimentos foram testados pelo monitor e os que apresentaram resultados experimentais satisfatórios foram ministrados para tais alunos. Ao final da aula, os alunos responderam um questionário que ajudou a avaliar o grau de satisfação dos mesmos sobre as práticas contextualizadas. Observamos que 50% dos estudantes relataram um maior interesse pela Química Orgânica após as intervenções propostas, pois tiveram uma percepção da relação existente entre preceitos relativos àquele campo do conhecimento e o seu curso de Ciências Biológicas.
Resumo em outra língua: In our teaching practice, students often question why they study Chemistry. It is important to emphasize that the motivation for teaching this discipline can be achieved by abandoning classes based only on memorizing names and formulas, making them linked in contextualizations and concepts of the student's daily life. Given this situation, we consider it important to transform this reality, through a teaching based on a contextualized approach for Biology students. Thus, the present work aims to propose contextualized practices of organic chemistry that strengthen the motivation of biology students. For this purpose, we selected organic chemistry experiments to be developed in practical classes, offered to students of the Biological Sciences course at the Federal University of Ouro Preto. The experiments were tested by the monitor and those that presented satisfactory experimental results were administered to such students. At the end of the class, students answered a questionnaire, which assessed their degree of satisfaction with the modified and contextualized practices. We observed that 50% of students reported a greater interest in Organic Chemistry after the practices were modified and contextualized, as they had a perception of the relationship between organic Chemistry and their Biology course.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14174
Link para o artigo: https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330
ISSN: 2447-8091
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PropostaContextualizadasPrática.pdf
  Restricted Access
316,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.