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Título: Permanências e mudanças nos registros dos domicílios com indivíduos em processo de escolarização nas listas nominativas de Mariana de 1831 e 1840.
Autor(es): Oliveira, Milena Souza
Orientador(es): Fonseca, Marcus Vinícius
Palavras-chave: História da educação
Escolarização
Século XIX
Mariana - MG
Data do documento: 2020
Membros da banca: Fonseca, Marcus Vinícius
Sacramento, Cristina Carla
Paula, Leandro Silva de
Referência: OLIVEIRA, Milena Souza. Permanências e mudanças nos registros dos domicílios com indivíduos em processo de escolarização nas listas nominativas de Mariana de 1831 e 1840. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: O contexto histórico da formação da cidade de Mariana, foi marcado pelos reflexos da mineração e consequente urbanização e migração populacional. Os impactos desses processos levaram a instauração de mecanismos de controle, necessários para o melhor funcionamento do espaço e da sociedade. Neste sentido, surgem as listas nominativas, muito importantes para a compreensão do perfil populacional do século XIX e nos permitem uma análise da sociedade a partir da configuração dos seus domicílios. Este trabalho de dissertação objetiva compreender as mudanças e permanências ocorridas nos domicílios marianenses com pessoas na escola a partir das análises das listas nominativas de 1831 e 1840. Partiremos do princípio de análise da contraposição dos dados presentes nas listas nominativas já utilizadas por Fonseca (2015). Além de estabelecer os perfis das pessoas dos domicílios com pessoas nas escolas, destacamos três grupos de análises: os expostos, os ofícios como aprendizado e os domicílios chefiados por mulheres. O trabalho torna-se relevante por abordar a história da educação, das mulheres e da infância no município de Mariana, no século XIX, constatando algumas questões que evidenciam um perfil social de escolarização não uniforme.
Resumo em outra língua: The historical context of the formation of the city of Mariana was marked by the reflexes of mining and the consequent urbanization and population migration. The impacts of these processes led to the establishment of control mechanisms, necessary for the better functioning of space and society. In this sense, nominative lists emerge, which are very important for understanding the population profile of the 19th century and allow us to analyze society based on the configuration of their homes. This dissertation work aims to understand the changes and permanences that occurred in Marianese households with people at school from the analysis of the nominative lists of 1831 and 1840. We will start from the principle of analysis of the opposition of the data present in the nominative lists already used by Fonseca (2015) . In addition to establishing the profiles of people in the households with people in schools, we highlight three groups of analyzes: those exposed, the crafts as apprenticeships and the households headed by women. The work becomes relevant because it addresses the history of education, women and childhood in the municipality of Mariana, in the 19th century, noting some issues that show a social profile of non-uniform schooling.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14171
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