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Título: Educação inclusiva em um ambiente escolar de alunas com deficiência visual.
Autor(es): Moreira, Michela Paula Lopes
Orientador(es): Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Palavras-chave: Pessoas com deficiência visual
Inclusão escolar
Recursos didáticos
Data do documento: 2021
Membros da banca: Rahme, Mônica Maria Farid
Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Referência: MOREIRA, Michela Paula Lopes. Educação inclusiva em um ambiente escolar de alunas com deficiência visual. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo de alunos com Deficiência visual, em uma escola da Rede Municipal de Manhumirim, Minas Gerais, visando uma investigação de como ocorre o processo de Ensino e aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental II. O estudo foi conduzido por uma abordagem qualitativa de pesquisa, de coleta de dados e pelo método fenomenológico de análise, estudando e evidenciando os caminhos trilhados pelos professores de apoio, professores da sala regular, família e pela direção da escola, para adquirir o conhecimento sobre o mundo, utilizando percepções táteis, auditivas, inclusões experimentais, corporais e sinestésicas. As escolas regulares estão vivenciando um grande desafio com a Educação Inclusiva. Esta prática merece cuidado especial, pois estamos falando do futuro de pessoas com necessidades educacionais especiais. Antes mesmo de incluir, é importante certificar-se dos objetivos dessa inclusão para o aluno, quais os benefícios que ele poderá ter, estando junto aos alunos da rede regular e produzir transformações. Identifiquei que nesta escola municipal, EMDC, há algumas adolescentes com a deficiência. Alguns desses adolescentes nasceram com esta deficiência ou a adquiriram com o tempo. A partir destas observações, surgiram algumas questões: Como professores trabalham dentro das salas de aula com esses alunos? Como funciona o material para escrita e leitura? Professores fazem a transcrição de material para Braille? Todos os professores são aptos a trabalharem com essas adolescentes? Como o Ensino de Ciências estabelece relações desses adolescentes com a sociedade? A ideia deste trabalho surgiu quando me deparei com uma aluna que tinha déficit em sua visão e a perdeu por completo repentinamente. Foi um recomeço para todos. Pude então perceber que para haver um desenvolvimento necessita-se da colaboração de todos. A escola e seus currículos precisam ser bem diferentes do que propõe a Educação tradicional. Sua atuação deve ser mais ampla e complexa, considerando o contexto histórico e político da sociedade, os interesses, as competências e as limitações dos sujeitos inseridos nas diferentes realidades. Tendo como base uma pedagogia problematizadora, provoca nos sujeitos o espírito crítico e a reflexão, comprometendo-se com uma ação transformadora (FREIRE, 1987; 1996). A presente pesquisa teve como objetivo geral, traçar um breve percurso acerca do processo de aprendizagem de três adolescentes com deficiência visual ao longo da história. Especificamente, pretendeu-se apresentar o uso do sistema braille, enquanto importante instrumento de alfabetização dessas crianças, analisar o PPP (Plano Político Pedagógico), identificar as dificuldades encontradas pelos professores na Educação Inclusiva refletindo como estas podem ser superadas, além de analisar quais avanços a inclusão trouxe para a prática pedagógica dos professores. A Educação, em si, bem sabemos, não é “especial”. Especiais se podem afirmar são os procedimentos e recursos didáticos pedagógicos. A escola, por sua vez, precisa dinamizar sua atuação, os educadores precisam acreditar no seu ofício e a criança precisa ser levada a descobrir o seu verdadeiro papel no processo pedagógico de ensino.
Resumo em outra língua: This work aims to carry out a study of students with Visual Disabilities, in a municipal school at Manhumirim, Minas Gerais, aiming at an investigation of how the teaching-learning process occurs with Elementary School students. Regular schools are experiencing a major challenge with Inclusive Education. This practice deserves special care, as we are talking about the future of people with special educational needs. Before you even include it, it is important to make sure of the objectives of this inclusion for the student, what benefits he can have, being with the regular students and producing transformations. I identified that in this school there are some teenagers with this disability. Some of these teenagers were born with this disability or acquired it over time. From these observations, some questions arose: How do teachers work in classrooms with these students? How does the writing and reading material work? Do teachers transpose material into Braille? Are all teachers able to work with these children? How does Science Education establish these teenagers' relationships with society? The idea for this work came up when I came across a student who had a deficit in her vision and suddenly lost it completely. It was a start for everyone. I realized that to be a development, everyone's collaboration is needed. The school and its curricula need to be very different from what traditional education proposes. Its performance must be broader and more complex, considering the historical and political context of society, the interests, competences and limitations of the subjects inserted in different realities. Based on a problematizing pedagogy, it provokes a critical spirit and reflection in the subjects, committing itself to a transformative action (FREIRE, 1987; 1996). The present research had as general objective, to trace a brief trajectory about the learning process of three teenagers with visual impairment throughout history. Specifically, it was intended to present the use of the Braille system as an important literacy tool for these children, to analyze the PPP (Political Pedagogical Plan), to identify the difficulties encountered by teachers in Inclusive Education, reflecting on how these can be overcome, in addition to analyze what advances inclusion has brought to the pedagogical practice of teachers. Education, in itself, as we well know, is not “special”. Special ones can be affirmed are the pedagogical didactic procedures and resources. The school, in turn, needs to boost its performance, educators need to believe in their craft and the child needs to be led to discover their true role in the teaching process of teaching.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14044
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 26/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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