Escola e produção de saberes : narrativas de jovens atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No dia 5 de novembro de 2015, em Bento Rodrigues – distrito de Mariana, Minas Gerais – rompeu-se a barragem de rejeitos de minério de ferro de Fundão pertencente à empresa Samarco e também controlada por duas das maiores mineradoras do mundo – Vale e BHP Billiton. Uma semana após o desastre-crime sociotecnológico, os/as estudantes foram encaminhados/as para retornarem aos estudos em uma instituição escolar na cidade de Mariana. As aulas foram transferidas novamente, em 2017, para um novo espaço organizado para ser utilizado até a conclusão do reassentamento. O objetivo da pesquisa é compreender o espaço que essa instituição escolar, nomeada Uatu Ererré neste estudo, ocupa nas reconstruções dos processos educativos e nas restaurações de dignidade por meio da diversidade da experiência em seu interior. Para isso, utilizamos como o principal referencial teórico-metodológico Boaventura de Sousa Santos (1997; 2000; 2002a; 2002b; 2009; 2014; 2019), Bruno Sena Martins (2016; 2019), Norma Valencio (2010; 2009a; 2009b; 2013; 2017), Bernadette Atuahene (2016), Paulo Freire (1996; 2011; 2018a; 2018b), Miguel González Arroyo (2007; 2013; 2015; 2019), Robert Bogdan e Sari Knopp Biklen (1994). Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação participante e a entrevista reflexiva semiestruturada em profundidade com os sujeitos da pesquisa, sendo estes duas jovens estudantes e a diretora da instituição Uatu Ererré, todas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. As constelações de saberes criadas a partir das entrevistas possibilitaram refletir como as lutas para reconhecimento revelam importantes estratégias de aprendizagens nos contextos dos processos educativos. As várias formas de enfrentamentos deixaram pistas do espaço que a instituição escolar Uatu Ererré obteve na vida de Rafaela, de Clara e também da diretora. Os dados evidenciaram que a instituição Uatu Ererré possui múltiplas dimensões educativas e, nesse cenário, tornou-se um importante instrumento de (re)existências, de fortalecimento do sentimento de pertencimento, da identidade escolar, de saberes e práticas educativas que contribuíram para a conquista dos laços afetivos, de solidariedade, de sociabilidade, do resgate das memórias e da resistência pela garantia de direitos na luta pela democracia.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Barragens de rejeitos, Mariana - MG, Escola, Jovens, Saberes
Citação
OLIVEIRA, Bárbara de. Escola e produção de saberes : narrativas de jovens atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. 2021. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.