Caracterização e análise espaço-temporal da microssismicidade da mina Cuiabá – Sabará, Minas Gerais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A microssísmica, tema principal desta dissertação, vem sendo largamente desenvolvida ao longo das últimas décadas. No Brasil, sua aplicabilidade aumenta a cada ano, sendo aplicada no monitoramento de distintas estruturas geotécnicas. Nesse contexto, o presente trabalho utilizou como estudo de caso os dados do monitoramento microssísmico da mina Cuiabá entre os anos de 2016 e 2019. Cuiabá é uma mina subterrânea de ouro operada pela AngloGold Ashanti que atinge 1300 m de profundidade situada no município de Sabará, Minas Gerais, porção noroeste do Quadrilátero Ferrífero. O sistema implementado em dezembro de 2015 e vigente durante o período de análise consiste em um arranjo de 24 geofones instalados entre os Níveis 11 e 17 com o objetivo de melhor compreensão e monitoramento do maciço rochoso em tempo real, garantindo a segurança da operação. Dessa maneira, o presente estudo caracterizou a microssismicidade da mina Cuiabá, com base em um apanhado histórico dos dados do monitoramento aplicando metodologias estatísticas e análises espaço-temporais para melhor definição das zonas microssísmicas mais ativas e suas possíveis causas. As fontes geradoras dos eventos microssísmicos também foram investigadas a partir de uma amostra dos grandes eventos ocorridos em 2018, possibilitando o estudo do tensor de momento sísmico e das componentes da fonte sísmica destes eventos. Por fim, os tensores de momento sísmico ainda foram comparados com dados de ensaios de campo (sobrefuração) indicando o potencial da utilização da microssísmica como parâmetro complementar para avaliação das tendências de tensões locais em profundidade.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Sismologia - microssísmica - monitoramento microssísmico, Minas e recursos minerais - mina subterrânea, Análise de dados - análise espaço-temporal - cluster
Citação
HORTA, Laura Frota Campos. Caracterização e análise espaço-temporal da microssismicidade da mina Cuiabá – Sabará, Minas Gerais. 2021. 250 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.