Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13853
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Sheila Alves de-
dc.date.accessioned2021-10-13T17:35:08Z-
dc.date.available2021-10-13T17:35:08Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, S. A. de. Divulgação científica para crianças: uma análise de artigos das revistas ciência hoje das crianças e recreio. Revista Ciências & Idéias, v. 11, n. 1, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/1032>. Acesso em: 12 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2176-1477-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13853-
dc.description.abstractO presente estudo analisa aspectos da construção textual de artigos de divulgação científica para crianças. Frente a esse desafio, foi realizada uma análise documental de artigos das revistas Ciência Hoje das Crianças e Recreio. Na impossibilidade de analisar todos os artigos publicados nas revistas, optou-se pela análise de artigos com publicação alternada entre março de 2009 e novembro de 2015. Foram analisados 79 artigos, considerando como categorias de análise a linguagem, a ilustração e a imagem do cientista veiculada no artigo, dentre outras. Os resultados indicam que os artigos analisados assumem a identidade do veículo que são produzidos. Estes evidenciam as referências discursivas, materializada nos artigos, a identidade dos leitores potenciais e a condição para a produção dos artigos que, de diferentes maneiras, têm como objetivos informar e “capturar” o leitor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleDivulgação científica para crianças : uma análise de artigos das revistas Ciência Hoje das Crianças e Recreio.pt_BR
dc.title.alternativeScientific disclosure for children : an analysis of articles from magazines Ciência Hoje das Crianças and Recreio.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis study analyzes aspects of textual construction of scientific dissemination articles for children. Faced with this challenge, the articles from the magazines Ciência Hoje das Crianças and Recreio went through a document analysis. As it was impossible to analyze all the articles published in this two magazines, we decided to choose some of them published between March 2009 and November 2015. Seventy nine articles were analyzed, considering the scientist's language, illustration and image as categories of analysis. The results show that the analyzed articles assume the identity of their magazines. The published texts show the discursive references, materialized in the articles, the identity of potential readers and the condition for the production of articles that, in different ways, aim to inform and hold the reader’s attention.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1032pt_BR
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DivulgaçãoCientíficaCrianças.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.