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Título: Filho que sai da terra volta diferente : viagem e atmosfera nas canções de Fortaleza, de Cidadão Instigado, e Roteiro pra Aïnouz vol. 3, de Don L.
Autor(es): Moreira, Matheus Santiago
Orientador(es): Coração, Cláudio Rodrigues
Palavras-chave: Canção
Estética na comunicação
Viagem
Data do documento: 2021
Membros da banca: Coração, Cláudio Rodrigues
Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
Pinto, Carlos Fernando Jáuregui
Referência: MOREIRA, Matheus Santiago. Filho que sai da terra volta diferente: viagem e atmosfera nas canções de Fortaleza, de Cidadão Instigado, e Roteiro pra Aïnouz vol. 3, de Don L. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Foram muitos os artistas nordestinos que migraram para o Sudeste, por diversas motivações em períodos distintos. A começar por nomes como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, passando pela geração de 1970, de Belchior, Ednardo e Amelinha. Com o tempo as motivações mudaram, assim como a organização da Indústria Musical (no que diz respeito aos novos modos de produção e de consumo), mas o ato de cantar as experiências vividas no percurso, em trabalhos de artistas independentes mais recentes, parece ser algo que se mantém. Esta dissertação mira justamente para essa produção a partir de dois álbuns de artistas cearenses que iniciaram suas trajetórias entre a década de 1990 e o início dos anos 2000, são eles: Fortaleza (2015), quinto álbum musical da banda de rock fortalezense, Cidadão Instigado, e Roteiro Pra Ainouz vol. 3 (2017), segunda mixtape solo do rapper fortalezense, Don L. Propomos, então, a investigação desses álbuns, a partir da chave de leitura da viagem, entendida aqui como conceito que, além de significar o deslocamento físico, diz também sobre as transformações subjetivas experimentadas pelos viajantes na estrada (LOPES, 2004; ROGÉRIO, 2011; AMARO, 2013). Nossas perguntas centrais são: a viagem afetou os trabalhos desses artistas? Se afetou, como o percurso da estrada agenciou afetos nos álbuns? Seguimos, portanto, na investigação da arte que surge desde o incômodo do migrante e buscamos nos aproximar dos discos com o suporte no conceito de stimmung (GUMBRECHT, 2014), termo alemão que significa atmosfera. Vicejamos, ao mergulhar na dimensão estética e poética dos álbuns, colher atmosferas que, ao mesmo tempo, dizem respeito aos contextos históricos, aspectos políticos e paisagens midiáticas que os povoam. Como apontamentos, podemos compreender o som tanto como transporte quanto como usina, pois ao passo que as canções carregam comentários a respeito do seu tempo social, elas também fazem circular novos valores e afetos no tecido da sociedade.
Resumo em outra língua: There were many, Northeastern artists who migrated to the Southeast, for different reasons at different times. Starting with names like Luiz Gonzaga and Jackson do Pandeiro, passing through the 1970 generation, of Belchior, Ednardo and Amelinha. Over time, motivations have changed, as has the organization of the Music Industry (with regard to new modes of production and consumption), but the act of singing experiences lived on the road, in the works of more recent independent artists, seems to continue. This dissertation aims precisely for this production as of two albums by artists from Ceará that began their trajectories between the 1990s and the beginning of the 2000s, they are: Fortaleza (2015), fifth musical album by the rock band from Fortaleza, Cidadão Instigado, and Roteiro Pra Ainouz vol. 3 (2017), second solo mixtape by the rapper from Fortaleza, Don L. We propose, then, the investigation of these albums by the key of reading of the trip, understood here as a concept that, in addition to signifying physical displacement, also says about the subjective transformations experienced by travelers on the road (LOPES, 2004; ROGÉRIO, 2011; AMARO, 2013). Our central questions are: did the trip affect the works of these artists? If so, how did the route of the road mobilize affections in the albums? Therefore, we continue to investigate the art that has arisen since the discomfort of the migrant and we seek to approach the records with the support of the concept of stimmung (GUMBRECHT, 2014), a German term that means atmosphere. We seek, by diving into the aesthetic and poetic dimension of the albums, to collect atmospheres that, at the same time, concern the historical contexts, political aspects and media landscapes intrinsic to them. As final considerations, we can understand sound both as a transport and as a station, because the songs not only carry comments about their social time, but they also making circulate new values and affections in society.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13360
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/06/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

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