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Título: Análise numérica paramétrica de ligações do tipo "T" com carga no banzo.
Autor(es): Silva Neto, João Batista da
Orientador(es): Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Nunes, Gabriel Vieira
Palavras-chave: Construção metálica
Perfis tubulares
Ligações soldadas
Análise numérica
Data do documento: 2020
Membros da banca: Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Nunes, Gabriel Vieira
Alves, Vinicius Nicchio
Lima, Luciano Rodrigues Ornelas de
Referência: SILVA NETO, João Batista da. Análise numérica paramétrica de ligações do tipo "T" com carga no banzo. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: As diversas aplicabilidades do aço e seu grande uso tornaram este material economicamente e tecnicamente viável na indústria da construção civil. Dentre suas vantagens destaca-se a elevada resistência mecânica, a facilidade de montagem e a relação custo-benefício. Desta forma, neste trabalho, realizou-se um estudo sobre ligações tubulares do tipo “T”, muito presente em estruturas treliçadas de coberturas e passarelas. As ligações estudadas são formadas por uma combinação de um montante circular, sujeito a um carregamento de compressão, e um banzo retangular, carregado axialmente com esforços de tração ou compressão. Visando uma adequação das equações normativas de dimensionamento das ligações, realizou-se uma análise numérica paramétrica a partir da construção e validação de modelos tridimensionais desenvolvidos em um programa de elementos finitos. A partir de um conjunto de dados, curvas e superfícies de regressão permitiram a proposição de novas equações para o fator de redução de capacidade resistente das ligações devido à carga aplicada no banzo. Os valores da capacidade resistente obtidos numericamente foram comparados com os calculados por meio das equações analíticas recomendadas pelas atuais normas de projeto e também com as equações propostas. Na compressão percebeu-se uma divergência maior dos valores utilizando-se as equações normativas do que a equação proposta, enquanto que, na tração, não houve diferença significativa entre os resultados encontrados pelas equações. Além disso, para os modelos não contemplados pelas prescrições normativas, as equações propostas demonstraram boa correlação e pouca dispersão.
Resumo em outra língua: The several applications of steel and its diverse use have made it economically and technically viable in the construction industry. Among its advantages, the high mechanical resistance, the ease of assembly and the good cost-benefit ratio stand out. Thus, in this work, a study was made about T-joints of hollow steel sections, much present in truss structures of roofs and walkways. The joints studied were formed by a combination of a circular brace, subjected to axial compression, and a rectangular chord, axially loaded with tension or compression. Aiming to adequate the normative equations for the design of this type of joint, a numerical analysis was performed through the construction and validation of tridimensional models. Using a data set, curves and regression surfaces enabled the proposition of new equations for the reduction of the joint resistance due to loads applied to the chord. The results obtained numerically were compared with the values obtained from the analytical equations recommended by the current normative prescriptions and with the proposed equations. In compression, it was noticed a higher divergence from the majority of the normative equations results than from the proposed equation, while, in tension, there was no significant difference between the results found by the equations. Furthermore, for the models not contemplated by the normative prescriptions, the proposed equations showed a good correlation and a low dispersion.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13350
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