Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13249
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Miltonpt_BR
dc.contributor.authorBarreto, Fabrício Mendes-
dc.date.accessioned2021-05-26T23:41:33Z-
dc.date.available2021-05-26T23:41:33Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationBARRETO, Fabrício Mendes. Um estudo qualitativo para entender a ação pedagógica da etnomodelagem com alunos de comunidades rurais e urbanas. 2021. 293 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13249-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA valorização das diversas formas de conhecer, entender e explicar a realidade dos membros de diferentes grupos culturais é importante para o desenvolvimento de uma compreensão do processo de ensino e aprendizagem em Matemática considerando-se as características das culturas nas quais os alunos estão inseridos são os propósitos primordiais da Etnomatemática, da Modelagem e da Etnomodelagem. Essa perspectiva tem como principal objetivo verificar como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o desenvolvimento de uma relação de proximidade entre os conhecimentos matemáticos locais trazidos por oito alunos provenientes da zona rural e urbana, matriculados no 8º ano do turno matutino, do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, essa pesquisa foi realizada em uma escola pública de uma cidade situada na região intermediária de João Monlevade, que tem como público alvo alunos provenientes de comunidades rurais e urbanas, haja vista que essa instituição de ensino está localizada em um bairro da cidade, atendendo alunos provenientes da zona urbana e de comunidades rurais. Nesse sentido, a seguinte questão de investigação foi elaborada: Como a Etnomodelagem, por meio de sua abordagem dialógica, pode auxiliar no desenvolvimento da relação entre o conhecimento matemático local, trazido por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, provenientes de comunidades rural e urbana, com a Matemática escolar? Para fundamentar essa pesquisa foram utilizadas três bases teóricas: Etnomatemática, Modelagem Matemática e Etnomodelagem. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades: Bloco de Atividades 1: Privilegiando o Conhecimento Escolar (Ético), Bloco de Atividades 2: Privilegiando o Conhecimento Extraescolar (Êmico) e Bloco de Atividades 3: Privilegiando o Conhecimento Dialógico (Dinamismo Cultural), dois questionários: inicial e final e, também, o diário de campo do professor pesquisador. A apresentação, organização e análise dos dados foram realizados com base em uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da codificação aberta que identificou os códigos preliminares, e a codificação axial que originou as categorias conceituais com o auxílio metodológico da triangulação de dados. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que os alunos participantes desse estudo se conscientizaram sobre a conexão entre os saberes e fazeres cotidianos realizados por familiares e praticados em suas comunidades com o conhecimento matemático estudado nas escolas, possibilitando uma aproximação da família com a educação de seus filhos, além de propiciar a valorização e o respeito às diferenças culturais existentes nos ambientes escolares. Outro resultado desse estudo propiciou o desenvolvimento de uma ação pedagógica na perspectiva da Etnomodelagem, que considera os saberes e fazeres matemáticos provenientes de grupos culturais distintos, tornando o processo de ensino aprendizagem em Matemática contextualizado e com mais significado para os alunos e próximo de sua realidade. Finalizando, houve a elaboração de um produto educacional no formato de um caderno de sugestões que contém atividades contextualizadas que possibilitam aos professores a aproximação dos conhecimentos matemáticos estudados nas escolas com práticas matemáticas cotidianas em comunidades rurais e urbanas. As atividades propostas nesse caderno de sugestões foram elaboradas a partir dos resultados obtidos nesta pesquisa com o intuito de fornecer informações que auxiliem esses profissionais na conexão entre conhecimentos, saberes e fazeres matemáticos distintos, mas complementares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPedagogia dialógicapt_BR
dc.subjectAção pedagógicapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria fundamentada em dadospt_BR
dc.titleUm estudo qualitativo para entender a ação pedagógica da etnomodelagem com alunos de comunidades rurais e urbanas.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeRosa, Miltonpt_BR
dc.contributor.refereeMadruga, Zulma Elizabete de Freitaspt_BR
dc.contributor.refereeOrey, Daniel Clarkpt_BR
dc.description.abstractenThe valorization of different ways of knowing, understanding, and explaining the reality of members of different cultural groups is important for the development of an understanding of the teaching and learning process in mathematics. The primary purpose of an Ethnomathematics Program, Modelling, and Ethnomodelling is to consider the cultural characteristics of the students and community context. This perspective seeks to verify how the dialogical approach of ethnomodelling contributes to the development of a relationship between local mathematical knowledge brought by eight students from both rural and urban areas, that were enrolled in the 8th year middle school. To achieve this objective, the research was carried out in a public school near João Monlevade, Minas Gerais, whose target audience was students from both rural and urban communities. In this sense, the following research question was elaborated: How can ethnomodelling, through its dialogical approach, assist in the development of a relation between local mathematical knowledge, brought by 8th year middle school students, from both rural and urban communities? To support this research, three theoretical bases were used: ethnomathematics, mathematical modelling and ethnomodelling. For data collection, three activity modules were used: Activity Module 1: Privileging School Knowledge (Etic), Activity Module 2: Privileging Extra-School Knowledge (Emic), and Activity Module 3: Privileging Dialogical Knowledge (Cultural Dynamism), two questionnaires: initial and final, and also the researcher-professor's field diary. The data presentation, organization, and analysis were conducted based on an adaptation of the Grounded Theory through open coding that identified the preliminary codes, and the axial coding that originated the conceptual categories with the methodological aided by data triangulation. Results obtained in this study showed that students became aware of the connection between mathematical knowledge and daily activities carried out by family members and practiced in their communities with the mathematical knowledge studied in their school. This approach enabled family members to understand the education of their children in addition to promoting appreciation and respect for cultural differences in school environments. Another result of this study led to the development of a pedagogical action in the perspective of ethnomodelling, which considers mathematical knowledge and practices from different cultural groups, making the process of teaching and learning in mathematics contextualized and with more meaning for students and close to their reality. Finally, there was the elaboration of an educational product in the format of a suggestion notebook that contains contextualized activities that enable teachers to bring together mathematical knowledge studied in schools with daily mathematical practices in rural and urban communities. The activities proposed in the included suggestions notebook, were elaborated and based on the results obtained in this research. It provides information that helps these professionals in the connection between different, but complementary, mathematical knowledge and practices.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EstudoQualitativoEntender.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_UtilizandoPerspectivaEtnomodelagem.pdf740,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons