Longevidade e excelência escolar de estudantes de camadas populares na pós-graduação stricto sensu.

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Data
2021
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Resumo
A constituição deste objeto de pesquisa no Brasil, a saber, a longevidade escolar de camadas populares, se inspirou inicialmente na literatura francesa e se estabeleceu na sociologia da educação brasileira com os trabalhos de Portes (1993), Viana (1998) e Silva (1999). O acesso de sujeitos de camadas populares ao Ensino Superior brasileiro, sobretudo às universidades públicas, ainda constitui algo estatisticamente improvável para muitos jovens e chegar à pósgraduação stricto sensu pode vir a ser um obstáculo ainda maior. Diante desse cenário, esta pesquisa descreve e analisa estratégias e mobilizações construídas por estudantes oriundos de camadas populares matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Ouro Preto para a construção de suas trajetórias acadêmicas e para o seu ingresso no mestrado acadêmico. O arcabouço teórico da pesquisa é constituído por estudos da Sociologia da Educação sobre a longevidade escolar das camadas populares no âmbito da realidade brasileira. Quanto ao percurso metodológico, seguiu-se três etapas: a) aplicação de questionário socioeconômico eletrônico para configuração das características sociais dos estudantes de cursos de pós-graduação de oito áreas do conhecimento; b) realização de entrevistas com cinco estudantes de cursos de mestrado acadêmico; e c) análise interpretativa dos dados coletados. Os resultados obtidos neste estudo mostram que, de um modo geral, o envolvimento das famílias de camadas populares com a escolarização dos filhos se dá de modo heterogêneo e sem um projeto escolar intencional, nota-se que a presença dessas famílias ocorre de modo periférico ao estritamente escolar e por meio de práticas educativas que possibilitam aos sujeitos condições objetivas favoráveis à longevidade escolar para além da graduação, pois os sujeitos pesquisados ascenderam ao mestrado acadêmico. Os resultados desta pesquisa revelam ainda que as trajetórias dos cinco estudantes de camadas populares foram perpassadas por mobilizações familiares e individuais, pela condição de bons alunos, que gostavam da escola e tinham bons resultados escolares, bem como pelo desenvolvimento de estratégias de escolarização de curto prazo em prol de um percurso longevo, ou seja, em prol da ascensão a níveis mais elevados de ensino, como o mestrado acadêmico.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Longevidade escolar, Estratégias educacionais, Sociologia da educação, Ensino superior, Pós-graduação stricto sensu
Citação
BENTO, Elaine Gonçalo. Longevidade e excelência escolar de estudantes de camadas populares na pós-graduação stricto sensu. 2021. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.