Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13221
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorCorrêa, Hércules Tolêdopt_BR
dc.contributor.authorMattos, Elton Ferreira de-
dc.date.accessioned2021-04-28T17:37:15Z-
dc.date.available2021-04-28T17:37:15Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationMATTOS, Elton Ferreira de. As ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP na mediação da leitura literária. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13221-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral traçar o percurso do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP e analisar suas ações para a formação de leitores, especialmente a formação de leitores literários. Os objetivos específicos do trabalho foram: descrever analiticamente o Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP e suas atividades; identificar as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto Carro-Biblioteca; analisar as contribuições do projeto para a formação de leitores, mais estritamente de leitores literários. O referencial teórico foi fundamentado em estudos sobre o letramento literário, a saber: Corrêa (2015, 2016), Cosson (2014, 2015), Kleiman (2010), Machado (2008), Paiva (2008), Paulino (1999, 2001, 2010), Soares (2009). Como metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e entrevistas. Ainda como estratégia metodológica, utilizamos a análise de conteúdo, a partir de Laurence Bardin (1977). Como resultados conseguimos apresentar o percurso histórico do Projeto, dados sobre sua equipe, seu acervo de livros, número de leitores cadastrados, comunidades atendidas e as atividades desenvolvidas para a formação de leitores. Identificamos as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto. Assinalamos e explicitamos cada prática de letramento literário e as metodologias aplicadas em cada evento realizado, tais como contação de histórias; jogos e brincadeiras; rodas de leitura; produções de texto coletivas; desenho livre e pinturas. Houve também contribuições demonstradas na pesquisa pelos resultados da circulação de livros (confecção da carteira de leitor, quantidade de empréstimos de livros) e o acervo de livros diversificados para os seus leitores (crianças, adultos e idosos). Portanto, constatamos que o Projeto colabora para a formação de leitores, especificamente leitores literários, ao comparecer semanalmente nas comunidades, propondo atividades literárias e disponibilizando livros. Por fim, almejamos que os resultados desta investigação contribuam para novas pesquisas na área da educação, notadamente no campo do letramento literário.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectCarros-bibliotecapt_BR
dc.titleAs ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP na mediação da leitura literária.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/04/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptaçãopt_BR
dc.contributor.refereeCorrêa, Hércules Tolêdopt_BR
dc.contributor.refereeJorge, Liliane dos Santospt_BR
dc.contributor.refereePinheiro, Marta Passospt_BR
dc.contributor.refereeAlmeida, Eliana Guimarãespt_BR
dc.description.abstractenThe general objective of this research is to outline the background of UFOP’s Library Car Extension Project (Projeto de Extensão Carro Biblioteca da UFOP) and to analyze its actions for the readers’ development, especially the formation of literary readers. The specific objectives of this work are: to describe UFOP’s Library Car Extension Project and its activities analytically; to identify the literary literacy practices within the scope of the Library Car Project; analyze the project's contributions to the readers’ development, specially the literary readers. The theoretical background was based on studies on literary literacy, such as: Corrêa (2015, 2016), Cosson (2014, 2015), Kleiman (2010), Machado (2008), Paiva (2008), Paulino (1999, 2001, 2010), Soares (2009). As a research methodology, it was adopted the qualitative approach through documentary research and interviews. Besides, as a methodological strategy, it was used content analysis, from Laurence Bardin (1977). It was also possible to present the historical background of the Project, data about its team, its book collection, the number of registered readers, the communities benefited from the project and the activities developed for the readers’ training. It was identified the literary literacy practices that occurred within the scope of the Project's work. Each literary literacy practice and the methodologies applied in each event, such as storytelling; games and fun activities; reading/literature circle; collective text productions; independent drawing and paintings were pointed out and explained. There were also contributions demonstrated in the research by the results of the circulation of books (the reader ID card making, the number of books read) and the diversified collection of books for its readers (children, adults and elderly). Therefore, it was made clear that this Project collaborates for the readers’ development, specifically literary readers, by proposing literary activities and making books available weekly in the communities. Finally, it is expected that the results of this investigation contribute to new research in the field of education, mainly in the field of literary literacy.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AçõesProjetosExtensão.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons