Alimentação saudável por Bela Gil : dendê, cacau e a culinária baiana no programa Bela Cozinha Verão.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como o alimento comunica. Partimos da hipótese de que o alimento como mediador de interações é capaz de comunicar por meio de seus aspectos culturais, sensoriais e históricos. Assim, em uma época marcada pelo apagamento dos modos de produção e pela perda dos tradicionais hábitos alimentares, escolhemos estudar o programa de culinária Bela Cozinha Verão, que se destaca, entre os demais, por dar visibilidade ao modo de produção dos ingredientes. A atração se baseia em um ingrediente temático a cada episódio, em nosso caso, a escolha é analisar os episódios “Cacau” e “Dendê”, ingredientes tradicionais do estado da Bahia. Além de dar visibilidade ao componente principal, os capítulos têm como tema a tradicional culinária baiana. Assim sendo, buscamos entender como a apresentadora Bela Gil reconfigura a tradicional culinária baiana conforme a ótica de alimentação saudável. Ademais, como dar visibilidade ao alimento e ao seu modo de produção também constrói uma perspectiva de alimentação saudável em meio ao cenário da hipermodernidade alimentar (Verthein; VazquezMedina, 2015). Para a análise, foi utilizada a abordagem teórico-metodológica do modo de endereçamento audiovisual (GOMES, 2011), além dos estudos baseados em Pollan (2008) sobre a ideologia do nutricionismo, o rompimento com os tradicionais hábitos alimentares (DÓRIA, 2015) e o processo de midiatização da comida (BARBERO, 1999; BRAGA, 2006). Esses autores foram importantes para explorar o programa como um produto cultural com especificidades e, também, resultante de sua própria época. Portanto, compreender o atual cenário da alimentação, o processo de industrialização e expansão do debate midiático sobre comer e alimentação saudável se fez fundamental para entender o contexto em que o programa surge. Como resultado, constata-se que o programa busca, com base em sua temática, construir uma tradição que não se fundamenta em territorialidades geográficas fixas, mas uma tradição formada por valores relacionados ao comer. Além disso, identificamos que a culinarista Bela Gil se torna uma nova figura de sociabilidade, não somente no ensino de receitas, mas relacionada à alimentação em geral. Dando visibilidade ao modo de produção do alimento, o programa expõe temáticas sobre saberes relacionados à saúde e à culinária, traz à tona o tensionamento da alimentação moderna industrial e propõe hábitos alimentares atentos aos lugares de compra, ao modo de preparo e à escolha de alimentos.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Comunicações multimídia, Culinária brasileira - Bahia, Bela Gil, Nutrição
Citação
FERRAZ, Alimentação saudável por Bela Gil: dendê, cacau e a culinária baiana no programa Bela Cozinha Verão. 2020. 214 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.