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dc.contributor.advisorPereira, Eleonardo Lucaspt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Tales Moreira dept_BR
dc.contributor.authorAndalicio, Aline Ferreira-
dc.date.accessioned2021-03-10T17:00:42Z-
dc.date.available2021-03-10T17:00:42Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationANDALICIO, Aline Ferreira. Proposta de pavimento flexível com a utilização de resíduos de mineração – execução e análise de um trecho experimental. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13141-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação aborda investigações realizadas em laboratório e em campo das propriedades de estéreis e rejeitos de mineração objetivando o seu uso em pavimentos. Com o intuito de constatar o comportamento desses resíduos nas condições reais de um pavimento, além do programa experimental de laboratório, foi executado um trecho experimental na BR 040, aplicando os resíduos nas camadas de base e sub-base do pavimento flexível. Portanto, este trabalho procura criar uma forma de redução do volume de resíduos, atualmente dispostos em pilhas e barragens. Foram realizadas diversas composições, em laboratório, destes resíduos com outros materiais, sendo escolhidas aquelas que apresentavam bom comportamento técnico e possibilitavam um melhor aproveitamento dos resíduos. Para a execução do trecho experimental, foi realizada uma escavação com 100 m de extensão, 3,2 m de largura e 62 cm de profundidade no pavimento existente da rodovia BR 040. Optou-se por empregar no revestimento asfáltico uma geogrelha, devido à variabilidade do tráfego supercarregado desta região. Ainda em campo, foi realizado o controle tecnológico de cada camada, inclusive do revestimento asfáltico. O programa experimental in situ envolveu os seguintes ensaios: umidade com o uso do equipamento speedy, massa específica pelo método frasco de areia, Cone de Penetração Dinâmica (DCP) e deflexão com a aplicação da viga Benkelman. Para o revestimento asfáltico foram realizados os ensaios de macrotextura, microtextura, granulometria e o teor de betume. Após a construção, realizou-se uma avaliação do comportamento do pavimento, por meio de ensaios LWD e avaliação objetiva da superfície do pavimento. Os resultados apontaram que mesmo atendendo as especificações para umidade e grau de compactação, as camadas de sub-base e base apresentaram alta deformabilidade e baixa capacidade de suporte, respectivamente. Além disso, os ensaios de LWD evidenciaram que o trecho experimental apresenta baixo módulo de elasticidade e elevadas deformações, principalmente no período chuvoso. Em função disto, houve o surgimento de trincas no revestimento asfáltico. Por fim, tais resultados apontaram para uma análise inicial positiva no aproveitamento de resíduos de mineração, mas não devem ser empregados nas proporções aplicadas numa rodovia do porte da BR-040.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.titleProposta de pavimento flexível com a utilização de resíduos de mineração – execução e análise de um trecho experimental.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/02/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereePereira, Eleonardo Lucaspt_BR
dc.contributor.refereeGomes, Guilherme José Cunhapt_BR
dc.contributor.refereeMotta, Laura Maria Goretti dapt_BR
dc.description.abstractenThe present dissertation addresses investigations carried out in the laboratory and in the field of the properties of mining waste and steres, aiming at its use in pavements. In order to verify the commendable behavior in the real conditions of a pavement, in addition to the experimental laboratory program, an experimental section was developed on BR 040, applying the residues to the base and sub-base layers of the flexible pavement. Therefore, this work seeks to create a way to reduce the volume of waste, made up of piles and dams. There were several compositions, in laboratory, these residues with other materials, being chosen those that presented good technical behavior and made possible a better use of the residues. For the execution of the experimental section, an excavation with 100 m in length, 3.2 m in width and 62 cm in depth was carried out in the existing pavement of the BR 040 highway. It was decided to use a geogrid in the asphalt coating, due to the variability of the supercharged transport in this region. Still in the field, the technological control of each layer was carried out, including the asphalt coating. The in situ experimental program involves the following tests: moisture with the use of speedy equipment, specific mass by the sand method, Dynamic Penetration Cone (DCP) and deflection with the application of the Benkelman beam. For the asphalt coating, macrotexture, microtexture, granulometry and bitumen content tests were performed. After the construction, an evaluation of the pavement behavior was carried out, through LWD tests and objective evaluation of the pavement surface. The results showed that even meeting the specifications for humidity and degree of compaction, such as sub-base and high-deformability base layers and low support capacity, respectively. In addition, the LWD tests show that the experimental section has low modulus of elasticity and high deformations, especially in the rainy season. As a result, there was a crack in the asphalt coating. Finally, such results pointed to a positive initial analysis in the use of mining waste, but they should not be used in the proportions applied in a highway the size of BR040.pt_BR
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