Discussões políticas entre celebridades e seus fãs na sociedade em processo de midiatização : o caso Anitta e a #elenão nas redes sociais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo discorrer sobre como as interações entre Anitta e seus fãs foi afetada pelo posicionamento da artista com relação à #elenão, durante a campanha eleitoral brasileira de 2018. O referencial teórico do trabalho aborda a performatividade das celebridades, o consumo contemporâneo ligado a identidade dos consumidores, os ativismos das celebridades e as celebridades políticas, as interações sociais na sociedade em processo de midiatização, a midiatização como processo de referência e as novas formas de cultura da celebridade emergentes desse processo. A metodologia utilizada para a pesquisa é um estudo de caso midiatizado utilizando três operadores metodológicos: zonas de contato; dispositivos interacionais e ângulos estratégicos da midiatização. Concluímos a partir de nossa análise que os circuitos interacionais entre fãs e Anitta na sociedade em processo de midiatização geram discussões políticas por meio de um relacionamento que cobra tanto por autenticidade da performance da celebridade quanto por coerência em seu discurso político.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Anitta, Celebridades, Mídia - publicidade - planejamento, Movimentos sociais, Redes sociais on-line
Citação
MONTEIRO, Livia Alessandra Campos. Discussões políticas entre celebridades e seus fãs na sociedade em processo de midiatização: o caso Anitta e a #elenão nas redes sociais. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.