Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13037
Título: Controle automático do peso de material no moinho semi autógeno (SAG) em Sossego.
Título(s) alternativo(s): Automatic material weight control at semi autogenous (SAG) mill in Sossego.
Autor(es): Pinto, Thomás Vargas Barsante e
Orientador(es): Euzebio, Thiago Antonio Melo
Santos, Iranildes Daniel dos
Palavras-chave: Controle regulatório avançado
Moinho SAG - semi autógeno
Simulação dinâmica
Data do documento: 2020
Membros da banca: Euzebio, Thiago Antonio Melo
Santos, Iranildes Daniel dos
Braga, Marcio Feliciano
Battistel, Andrei Giordano de Holanda
Santana, Adrielle de Carvalho
Garcia, Gabriel Carvalho
Referência: PINTO, Thomas Vargas Barsante e. Controle automático do peso de material no moinho semi autógeno (SAG) em Sossego. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: Na indústria mineral, moinhos são equipamentos utilizados em processos de comunicação para reduzir a granulometria do minério lavrado. A eficiência de moagem de um moinho é extremamente sensível as variáveis do processo, principalmente a variabilidade do peso de material em seu interior. Neste trabalho são apresentadas estratégias de controle regulatório avançadas para redução da variabilidade do peso de um moinho SAG. As estratégias implementadas são um controlador cascata, um controlador feedforward e um controlador fuzzy. Todas elas foram desenvolvidas e validadas em um simulador dinâmico construído com base em dados reais de um circuito de moagem. Resultados simulados e práticos indicaram que o uso dessas estratégias de controle pode gerar ganhos diversos a uma usina, como aumento de produção, aumento da estabilidade do circuito e redução do consumo energético.
Resumo em outra língua: In the mineral industry, mills are equipment used in comminution processes to reduce the ore mined granulometry. The milling efficiency of a mill is extremely sensitive to process variables, especially material load variability. This work presents advanced regulatory control strategies to reduce the load variability of a SAG mill. The implemented strategies are a cascade controller, a feedforward controller and a fuzzy controller. All of them were developed and validated in a dynamic simulator built based on real data from a milling circuit. Simulated and practical results indicate that the use of these control strategies can generate several gains for a plant, such as increased production, increased circuit stability, and reduced energy consumption.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13037
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/12/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ControleAutomáticoPeso.pdf4,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons