Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13028
Título: Controle de nível da câmara em britador cônico.
Título(s) alternativo(s): Cavity level control on cone crusher.
Autor(es): Meireles, Patrícia Gabrielly Macedo
Orientador(es): Braga, Marcio Feliciano
Euzebio, Thiago Antonio Melo
Palavras-chave: Britadores
Dispositivo - controle de nível
Britadores - câmara do britador
Energia elétrica - estimador de estado
Data do documento: 2020
Membros da banca: Braga, Marcio Feliciano
Euzebio, Thiago Antonio Melo
Battistel, Andrei Giordano de Holanda
Campos, Victor Costa da Silva
Silva, Moisés Tavares da
Referência: MEIRELES, Patrícia Gabrielly Macedo. Controle de nível da câmara em britador cônico. 50 f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: A operação da britagem desempenha um importante papel para a indústria de mineração. Obter o desempenho ótimo a partir da planta e descobrir seus pontos de estrangulamento são alguns dos alvos. O aumento na eficiência do britador pode se dar à medida que o nível da cavidade de britagem for aumentado. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de controle para o nível da câmara do britador. Trata-se de uma ocorrência comum na indústria, os britadores funcionarem com o nível dos silos abaixo do desejado, acarretando problemas de produtividade. Para o controle foi utilizado como base de dados o nível, a taxa de variação de entrada e saída do britador e, consequentemente, a velocidade do alimentador de correia e a regulagem da abertura da posição fechada (APF), visando maximizar a eficiência da produção. Foram empregados também estimadores de estados para filtrar ruídos na medição e para estimar valores em caso de falha da medição pelo sensor.
Resumo em outra língua: The crushing operation plays an important role for the mining industry. Achieving optimal performance from the plant and discovering its bottlenecks are some of the targets. The increase in the efficiency of the crusher can occur as the level of the crusher’s cavity is increased. Thus, the objective of this work is to develop a control system for the feed hopper level. This is a common occurrence in the industry, as crushers operate with level below what is desirable, causing productivity problems. In order to achieve such control, parameters of level, variation rate of input and output of the crusher and, consequently, the speed of the belt feeder and regulation of the closed side setting (CSS) were used as a process and manipulated variable, in order to maximize the production efficiency. State estimators were also used to filter out noise during the measurement and to estimate values in case of measurement failure by the sensor.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13028
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/09/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ControleNívelCâmara.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons