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Título: Avaliação da estabilização química de um rejeito de minério de ferro para aplicação em infraestrutura de pavimentos.
Autor(es): Gentil, Gustavo Aurélio
Orientador(es): Pereira, Eleonardo Lucas
Pitanga, Heraldo Nunes
Palavras-chave: Rejeitos - metalurgia - minérios de ferro
Pavimentos
Química - estabilização
Solo-cimento
Rejeitos - metalurgia - cimento
Data do documento: 2020
Membros da banca: Pereira, Eleonardo Lucas
Silva, Guilherme Jorge Brigolini
Oliveira, Tales Moreira de
Referência: GENTIL, Gustavo Aurélio. Avaliação da estabilização química de um rejeito de minério de ferro para aplicação em infraestrutura de pavimentos. 77 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: As atividades de beneficiamento de minério de ferro estão associadas aos impactos ambientais, especialmente devido aos significativos volumes de rejeito gerados. Por outro lado, a pavimentação de vias demanda grandes volumes de materiais de construção que podem onerar os serviços, caso não estejam em regiões próximas à implantação das vias. Buscando uma forma de reduzir o impacto ambiental das atividades mineradoras e o custo dos serviços de pavimentação de vias, propôs-se, neste trabalho, a avaliação do uso de rejeitos de minério de ferro, produzidos na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais (MG), em camadas de suporte de pavimentos. Como o rejeito, aplicado de forma isolada, não apresenta capacidade de suporte necessária para esse fim, buscou-se o melhoramento de suas propriedades, através da aplicação de um estabilizante químico, o cimento tipo Portland. O rejeito foi coletado em pilhas de armazenagem de uma mineradora em Ouro Preto – MG e utilizou-se cimento Portland tipo CPII E 40 RS adicionado em teores de 2, 4, 5 e 6% em massa. O rejeito foi caracterizado quanto às suas propriedades químicas (por análises de difratometria e fluorescência por raios-X), ambientais (por ensaios de lixiviação e solubilização), físicas e mecânicas (através de ensaios de granulometria, LL, LP, massa específica, compactação, CBR, expansão e resistência à compressão simples). No material estabilizado, foram realizados os ensaios de compactação, resistência à compressão simples e durabilidade por molhagem e secagem. Os resultados obtidos foram comparados com a bibliografia encontrada sobre estabilização química de rejeitos e com normas técnicas referentes a solo-cimento. Em seguida, foi realizada a avaliação da viabilidade econômica do uso deste material. Pôde-se concluir, de forma geral, que o rejeito é classificado ambientalmente como inerte e não perigoso, é composto por óxidos de ferro e quartzo e que sua estabilização química, para fins de aplicação em camadas estruturais de pavimento, é técnica e economicamente viável, pois apresentou propriedades favoráveis do ponto de vista da engenharia a um custo menor, se comparado a materiais comumente utilizados em obras de pavimentação.
Resumo em outra língua: Iron ore processing activities are associated with environmental impacts, especially due to the significant volumes of waste generated. On the other hand, road paving requires large volumes of construction materials that can be very costly if the materials are in regions far from the implementation of the road. Searching for a way to reduce the environmental impact of mining activities and also the cost of road paving services, this work aimed to evaluate the use of iron ore tailings, produced in the Quadrilátero Ferrífero region in Minas Gerais (MG), in pavement support layers. Since tailings alone do not have the required support capacity for such purpose, their properties were improved through the application of a chemical stabilizer, the Portland type cement. The tailings were collected in storage piles of a mining company in Ouro Preto - MG and Portland type CPII E 40 RS cement was added in contents of 2, 4, 5, and 6% by weight. The tailings properties were characterized in terms of chemical (by diffractometry and X-ray fluorescence analyzes), environmental (by leaching and solubilization tests), physical and mechanical (through particle size, LL, LP, specific mass, compaction tests, CBR, expansion, and resistance to simple compression). In the stabilized material, the tests of compaction, resistance to simple compression, and wet-dry durability were carried out. The results obtained were compared with the ones found in bibliographies about chemical stabilization of tailings and with technical standards regarding soilcement. Then, the economic feasibility of using this material was assessed. Overall, it could be concluded that the tailings are classified as environmentally inert and nonhazardous. It is composed of iron oxides and quartz, and that its chemical stabilization for application in structural layers of pavement is technically and economically feasible since it presented favorable properties from the engineering point of view at a lower cost when compared to materials commonly used in paving works.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13025
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