Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1299
Título: Licenciando termelétricas de grande porte em áreas poluídas : avaliação de um caso na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG e comparação com casos em São Paulo e no Paraná (1998-2001).
Autor(es): Sevá Filho, Arsênio Oswaldo
Santi, Auxiliadora Maria Moura
Rosa, Antônio Carlos
Zanute, Sérgio Luiz Sanglard
Data do documento: 2002
Referência: SEVÁ FILHO, A. O. et al. Licenciando termelétricas de grande porte em áreas poluídas : avaliação de um caso na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG e comparação com casos em São Paulo e no Paraná (1998-2001). In: IX Congresso Brasileiro de Energia, 2002, Rio de Janeiro. IX Congresso Brasileiro de Energia, 2002. v. CD-ROM. p.52-63. Disponível em: <http://www.ifch.unicamp.br/profseva/nonoCBElicen_utes.PDF>. Acesso em: 09 ago. 2012.
Resumo: São mencionadas as conseqüências ambientais da instalação e operação de termelétricas de grande porte: 1. utilização de um grande fluxo de gás natural, que em certos casos pode limitar outras utilizações ambientalmente mais defensáveis, como calor industrial, co-geração de vapor e eletricidade, motores de veículos, uso residencial; 2. o correspondente volume adicional de produtos de combustão lançado na atmosfera; 3. o volume de água captada e perdida em sistemas de resfriamento e condensação de vapor, e 4. o aumento dos riscos técnicos de acidentes e episódios agudos de poluição. Tais conseqüências são mais preocupantes quando os projetos se localizam em regiões já poluídas, densas, conforme as avaliações feitas para casos recentes em São Paulo, no Paraná e em Minas Gerais. Os autores relatam e discutem o licenciamento ambiental de um projeto de 720 MW, em Ibirité, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, as exigências e condicionantes do órgão ambiental estadual. Concluem analisando os prazos de obtenção das licenças e os aspectos que diferenciaram o licenciamento da UTE Ibirité.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1299
Aparece nas coleções:DECIV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_LicenciandoTermelétricasGrande.pdf88,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.