Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.

Resumo
O rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.
Descrição
Palavras-chave
Rádio expandido, Brasil
Citação
MARTINS, N. P. M. et al. Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais: compreendendo estratégias e ações de interatividade. Media e Jornalismo, v. 18, n. 34, p. 47-63, jun. 2019. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_34_4>. Acesso em: 27 set. 2020.