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dc.contributor.advisorAzevedo, Crysthian Purcino Bernardespt_BR
dc.contributor.authorVelloso, Helena Vignoli-
dc.date.accessioned2020-11-18T19:39:34Z-
dc.date.available2020-11-18T19:39:34Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationVELLOSO, Helena Vignoli. Análise de desempenho dos métodos de capacidade de carga semiempíricos e avaliação da probabilidade de ruína de uma fundação em estacas hélice contínua. 199 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12938-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA norma brasileira de projeto e execução de fundação contempla dois métodos de cálculos que podem ser adotados no desenvolvimento de um projeto de fundação. Os métodos são denominados método das cargas admissíveis, no qual a segurança do sistema é avaliada por meio de um fator de segurança global, e método dos valores de projeto, fundamentado em fatores de segurança parciais. Verifica-se que nenhum dos métodos incorpora de forma abrangente a dispersão dos valores de resistência e solicitação, oriunda das inúmeras incertezas que envolvem as variáveis. Nesse contexto, é necessário verificar também a probabilidade de ruína mediante uma análise de confiabilidade. A partir do estudo de caso, esta dissertação avalia a probabilidade de ruína de um estaqueamento de fundação com base nos ensaios SPT e ensaios de carregamento dinâmico. Em função da metodologia adotada, o carregamento resistente foi obtido via método semi-empírico de estimativa de capacidade de carga. De modo a identificar o método que melhor representa a superfície resistente do estaqueamento, foi realizada uma análise de desempenho com avaliação qualitativa de métodos semi-empíricos consagrados na literatura. Nesta análise destaca-se que a qualidade da previsão de carga se mostrou favorável para o método que foi desenvolvido a partir de ensaios realizados em horizonte geotécnico similar ao caso em estudo. Com base no resultado da análise de desempenho, a probabilidade de ruína foi calculada por meio de 75 análises de confiabilidade. Verifica-se que a variabilidade da resistência provoca impacto significativo na segurança de uma estrutura de fundação e que o fator de segurança global de norma se mostrou insatisfatório para garantir a segurança dentro de limites aceitáveis de probabilidade de ruína. Adicionalmente, através de uma análise de vulnerabilidade, identificou-se o impacto da ruptura de uma estaca na segurança do estaqueamento. Verifica-se que a ruína de uma única estaca de fundação acarreta uma redistribuição da solicitação nas demais estacas do bloco, sem ocorrer necessariamente a ruptura do apoio.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectConfiabilidade - engenhariapt_BR
dc.subjectFundações - engenhariapt_BR
dc.subjectHélices - hélice contínuapt_BR
dc.titleAnálise de desempenho dos métodos de capacidade de carga semiempíricos e avaliação da probabilidade de ruína de uma fundação em estacas hélice contínua.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/04/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAzevedo, Crysthian Purcino Bernardespt_BR
dc.contributor.refereePorto, Thiago Bomjardimpt_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Tales Moreira dept_BR
dc.description.abstractenThe Brazilian foundation design and execution standard includes two calculation methods that can be adopted in the development of a foundation project. The methods are referred to as the allowable load method, in which system security is assessed using a global safety factor and design value method, based on partial safety factors. None of the methods comprehensively incorporates the dispersion of resistance and stress values, arising from the numerous uncertainties surrounding the variables. In this context, it is also necessary to verify the probability of ruin by means of a reliability analysis. From the case study, this dissertation evaluates the failure probability of a foundation piling based on SPT and dynamic loading tests. Due to the adopted methodology, the resistant loading was obtained through semi-empirical method of estimation of load capacity. In order to identify the method that best represents the resistant surface of the pile, a performance analysis was performed with qualitative evaluation of semi-empirical methods established in the literature. In this analysis it is noteworthy that the quality of the load forecasting was favorable for the method that was developed from tests performed in geotechnical horizon similar to the case under study. Based on the result of the performance analysis, the probability of ruin was calculated by means of 75 reliability analyzes. Resistance variability is found to have a significant impact on the safety of a foundation structure and the overall safety factor of the norm has been found unsatisfactory to ensure safety within acceptable limits of probability of failure. Additionally, through a vulnerability analysis, the impact of a pile break on the stakeout safety was identified. It is verified that the ruin of a single foundation pile causes a redistribution of the request in the other piles of the block, without necessarily breaking the support.pt_BR
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