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dc.contributor.advisorPrado, Jan Alyne Barbosapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Eduardo Henrique-
dc.date.accessioned2020-11-18T19:16:41Z-
dc.date.available2020-11-18T19:16:41Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Eduardo Henrique. A representação do discurso multimodal para filmes 360º: uma análise da orientação espacial em “Ocupação Mauá”. 203 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12936-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe a Estrutura de Representação do Discurso Fílmico 360º (ERDF360) como um método de análise semiótica para filmes 360º, que nos permite descrever o seu conteúdo para forma lógica do discurso, dissecar as composições audiovisuais esféricas que estruturam o filme e identificar os elementos fílmicos que conduzem o processo interpretativo e as decisões de por onde navegar no ambiente 360º. Através dessa metodologia, também podemos investigar como o recurso de vídeo 360º exige a utilização de novas técnicas e estratégias para guiar a experiência do visitante, o espectador de filmes esféricos. Consideramos que há diferenças significativas entre a interpretação de filmes 360º e convencionais, uma vez que os filmes esféricos possibilitam ao visitante explorar (a partir de um ponto específico) os ambientes que o cercam para localizar os pontos de interesse do enredo, enquanto que, nos filmes convencionais, os elementos fílmicos relevantes são evidenciados, principalmente, por recursos de enquadramentos cinematográficos acionados pelo realizador. Dessa forma, faz-se necessário investigar como orientar a atenção do visitante em filmes esféricos. Para isso, optamos por realizar uma análise semiótica do filme 360º “Ocupação Mauá” apoiada, principalmente, na semiótica do discurso multimodal (BATEMAN, 2016) e na Teoria da Representação do Discurso Segmentado, ou TRDS (ASHER e LASCARIDES, 2003), a partir da qual se desdobra a Teoria da Representação do Discurso Fílmico Segmentado, ou TRDFS (WILDFEUER, 2014). Com essas abordagens, compreendemos como ocorre a interpretação de filmes através das suas qualidades textuais, de estrutura e coerência, e do contexto da experiência de visualização. Adaptamos o modelo de transcrição e descrição semântica do discurso fílmico, sistematizado pela TRDFS, ampliando seus segmentos discursivos e desenvolvendo a ERDF360 como um sistema de notação próprio para filmes esféricos. Nele, é possível computar e refletir como os referentes discursivos, distribuídos pelos diferentes ambientes esféricos, são percebidos e relacionados para as inferências dos fluxos de orientação espacial e dos eventos significativos que compõem a estrutura discursiva do filme. Trata-se de uma investigação sobre como os modos e recursos semióticos se articulam nos filmes 360º e sobre como componentes discursivos podem ser empregados em ambientes esféricos para guiar a atenção do visitante. A partir dessa análise, identificamos no filme 360º “Ocupação Mauá” a utilização de técnicas e estratégias que cumprem o papel de orientar a experiência do visitante. Além disso, também refletimos sobre a produção e interpretação dos significados que emergem a partir desse tipo alternativo de produção audiovisual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGravações de vídeo - produção e direçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - semânticapt_BR
dc.subjectModalidade - linguísticapt_BR
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.titleA representação do discurso multimodal para filmes 360º : uma análise da orientação espacial em “Ocupação Mauá”.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.pt_BR
dc.contributor.refereePrado, Jan Alyne Barbosapt_BR
dc.contributor.refereeLonghi, Raquel Ritterpt_BR
dc.contributor.refereeNakagawa, Regiane Miranda de Oliveirapt_BR
dc.description.abstractenThis work proposes the 360 degree Film Discourse Representation Structures (360FDRS) as a method of semiotic analysis for 360 degree films, which allows us to describe its content in a logical form of speech, dissect the spherical audiovisual compositions that structure the film and identify the films elements that guide the interpretative process and the decisions of where to navigate in the 360 degree environment. Through this methodology, we can also investigate how the 360 degree video resource requires the use of new techniques and strategies to guide the experience of the visitor, the spectator of spherical films. We consider that there are significant differences between the interpretation of 360 degree and conventional films, since the spherical films allow the visitor to explore (from a specific point of view) the environments that surround him to locate the plot’s points of interest, whereas, in conventional films, the relevant film elements are evidenced, mainly, by cinematographic framings resources activated by the film director. Thus, it is necessary to investigate how to guide the visitor's attention in spherical films. For this, we chose to carry out a semiotic analysis of the 360º film “Ocupação Mauá”, supported mainly by the multimodal discourse semantic (BATEMAN, 2016) and the Segmented Discourse Representation Theory, or SDRT (ASHER and LASCARIDES, 2003), which unfolds the Segmented Film Discourse Representation Structures, or SFDRS, (WILDFEUER, 2014). With these approaches, we understand how film interpretation occurs through its textual qualities, structure and coherence, and the context of the viewing experience. We adapted the model of transcription and semantic description of filmic discourse, systematized by SFDRS, expanding its discursive segments and developing 360FDRS as a notation system suitable for spherical films. In it, it’s possible to compute and reflect how the discourse referents, distributed by the different spherical environments, are perceived and related to the inferences of spatial orientation flows and the significant events that make up the discursive film structure. It is an investigation about how semiotic modes and resources are articulated in 360 degree films and about how discourse components can be used in spherical environments to guide the visitor's attention. From this analysis, we identified in the 360 degree film “Ocupação Mauá” the use of techniques and strategies that fulfill the role of guiding the visitor's experience. In addition, we also reflected on the meanings production and interpretation that emerge from this alternative type of audiovisual content.pt_BR
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