Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1289
Title: Os alunos são realmente desinteressados quando se trata de aprender matemática.
Authors: Ferreira, Ana Cristina
Nepomuceno, Mayara Maia Bruno
Mapa, Thierrse Fany Modesto
Cunha, Vanessa Miranda da
Keywords: Ensino fundamental
Desinteresse
Matemática - ensino
Matemática - aprendizagem
Issue Date: 2011
Citation: FERREIRA, A. C. et al. Os alunos são realmente desinteressados quando se trata de aprender matemática. In: XIII Conferência Interamerica de Educação Matemática, 13., 2011. Recife. Anais... Recife: UFPE, 2011. p.1-9. Disponível em: <http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/files/conferences/1/schedConfs/1/papers/1778/submission/director/1778-7939-1-DR.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2012.
Abstract: Para muitos professores de Matemática, o desinteresse dos alunos para aprender Matemática e a indisciplina são suas principais dificuldades. Contudo, nem sempre, as percepções que os professores têm acerca dos alunos corresponde ao que os mesmos parecem pensar. Nesse artigo, apresentamos uma pesquisa realizada com 388 alunos de 6º ao 9º anos cujo foco era identificar sua percepção acerca d a Matemática, bem como a indisciplina e o desinteresse. Os dados foram coletados por meio de um questionário construído coletivamente (PET e professores da escola parceira) e uma entrevista realizada com alguns dos alunos. Os resultados indicam que, ao contrário de que acreditam os professores, um número significativo de alunos afirma gostar da Matemática e não considerá-la tão difícil . Além disso, afirmam que a indisciplina relaciona -se a aulas desinteressantes e monótonas, mas também parecem perceber que o comportamento dos alunos em sala de aula influencia o processo de ensino e aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1289
Appears in Collections:DEMAT - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_AlunosRealmenteDesinteressados.pdf374,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.