Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1286
Título: Matemática na arte : utilizando o potencial pedagógico da história da matemática no ensino de geometria para alunos da escola básica.
Autor(es): Silva, Alessandra Pereira da
Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: História da matemática
Arte
Geometria - ensino
Educação básica
Data do documento: 2011
Referência: SILVA, A. P. da; FERREIRA, A. C. Matemática na arte : utilizando o potencial pedagógico da história da matemática no ensino de geometria para alunos da escola básica. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 15., 2011. Campina Grande. Anais... Campina Grande: UEPB, 2011. p. 1-11. Disponível em: <http://www.ebrapem.com.br/meeting4web/congressista/modulos/trabalho/trabalho/gt4/f749846ff2979d8f16f0cee5d68020c2.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2012.
Resumo: O potencial pedagógico da História da Matemática tem sido objeto de estudo de pesquisadores da Educação Matemática há algum tempo e diversas experiências bem sucedidas têm sido relatadas. Aliar a possibilidade de problematizar a evolução de conceitos matemáticos a reflexão acerca do seu processo de construção oportuniza um ensino de Matemática pautado na construção de conhecimento por parte do sujeito em uma perspectiva sócio-histórica. O presente texto apresenta um projeto de pesquisa em elaboração cujo propósito é investigar o potencial de uma proposta de ensino fundamentada nessas ideias para o estudo de Geometria no 2º ano do Ensino Médio. Essa proposta será construída a partir do estudo histórico da Matemática – e mais especificamente, da Geometria – presente nas técnicas de pintura no Renascimento. Dessa forma, Arte e História da Matemática serão aliadas em uma proposta interdisciplinar. Apresentamos aqui uma breve síntese das leituras iniciais sobre o tema e alguns elementos da pesquisa.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1286
Aparece nas coleções:DEMAT - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_MatemáticaArteUtilizando.pdf203,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.