Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12859
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Luíspt_BR
dc.contributor.authorNunes, Bruno Lorenzato-
dc.date.accessioned2020-10-21T18:30:45Z-
dc.date.available2020-10-21T18:30:45Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Bruno Lorenzato. Uma proposta de utilização de exercícios de autocorreção com construções geométricas por meio da integração GeoGebra. 142 f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12859-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as possíveis contribuições no desenvolvimento e na aplicação de Exercícios de Autocorreção de Construções Geométricas, por meio da integração GeoGebra / Moodle, no processo de ensino em um curso de formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Fundamenta-se teoricamente em pesquisas sobre Exercícios de Autocorreção de Construções Geométricas com o GeoGebra no Ensino a distância, trazendo elementos sobre Tecnologias na Educação, especialmente Educação Matemática, da qual emerge o constructo Seres-Humanos-com-Mídias e o conceito de Geometria Dinâmica. Na presente pesquisa correlacionam-se os Exercícios de Autocorreção como Objetos de Aprendizagem, trazendo características fundamentais na sua utilização, como a reusabilidade e a granularidade. A pesquisa possui caráter qualitativo, adaptada segundo os pressupostos da Pesquisa Baseada em Design, e realizada no 1º semestre de 2020 na disciplina EAD541 – Prática de Ensino III: Construções Geométricas. A coleta de dados teve como base a pesquisa bibliográfica sobre Exercícios de Autocorreção, arquivos cedidos pelo professor da disciplina, documentos obtidos por meio das páginas pesquisadas, pesquisa de Exercícios de Autocorreção feita no site do GeoGebra, observação e acompanhamento das salas virtuais da disciplina, enquete aplicada aos alunos e relatório de uso de atividades no Moodle. Como resultado das análises, chegou-se à conclusão de que os Exercícios de Autocorreção de construções geométricas podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, pois ajudam na compreensão dos conteúdos relacionados, são de fácil utilização e possuem um grande potencial como ferramenta de ensino. Como Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, é apresentado um roteiro “passo a passo” de como construir alguns Exercícios de Autocorreção de Construções Geométricas, do tipo Objetos Dados, utilizando o software GeoGebra, visando alcançar professores de Matemática que queiram utilizá-los na modalidade a distância (ou mesmo presencial) no ensino de Geometria / Construções Geométricas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectConstruções geométricaspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titleUma proposta de utilização de exercícios de autocorreção com construções geométricas por meio da integração GeoGebra.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeCosta, Jorge Luíspt_BR
dc.contributor.refereeMelillo, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Limapt_BR
dc.contributor.refereeReis, Frederico da Silvapt_BR
dc.description.abstractenThis research aims to identify and analyze the possible contributions in the development and application of Self-Correction Exercises of Geometric Constructions, through the integration of GeoGebra / Moodle, in the teaching process in a distance education course for teachers of Mathematics teachers. It is theoretically based on research on Self-Correction Exercises of Geometric Constructions with GeoGebra in distance learning, bringing elements about Technologies in Education, especially Mathematics Education, from which emerges the construct Human-with-Media and the concept of Dynamic Geometry . In this research, the Self-Correction Exercises are correlated as Learning Objects, bringing fundamental characteristics in their use, such as reusability and granularity. The research has a qualitative character, adapted according to the assumptions of Design-Based Research, and carried out in the 1st semester of 2020 in the discipline EAD541 - Teaching Practice III: Geometric Constructions. The construction of the data was based on the bibliographic research on Self-Correction Exercises, files provided by the discipline's professor, documents obtained through the pages searched, Self-Correction Exercises research done on the GeoGebra website, observation and monitoring of the discipline's virtual rooms survey applied to students and report of use of activities in Moodle. As a result of the analyzes, it was concluded that the Self-Correction Exercises of geometric constructions can contribute to the teaching and learning process, as they help in understanding related contents, are easy to use and have great potential as a teaching tool. . As an Educational Product of the Professional Master's Degree in Mathematical Education at UFOP, a “step by step” guide on how to build some Self-Correcting Exercises of Geometric Constructions, of the type Data Objects, using the GeoGebra software is presented, aiming to reach Mathematics teachers who want to use them in distance mode (or even in person) in the teaching of Geometry / Geometric Constructions.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PropostaUtilizaçãoExercícios.pdf3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_DesenvolvendoExercíciosAutocorreção.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons