Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12859
Title: Uma proposta de utilização de exercícios de autocorreção com construções geométricas por meio da integração GeoGebra.
Authors: Nunes, Bruno Lorenzato
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Jorge Luís
Keywords: Construções geométricas
GeoGebra
Ensino a distância
Issue Date: 2020
metadata.dc.contributor.referee: Costa, Jorge Luís
Melillo, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima
Reis, Frederico da Silva
Citation: NUNES, Bruno Lorenzato. Uma proposta de utilização de exercícios de autocorreção com construções geométricas por meio da integração GeoGebra. 142 f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as possíveis contribuições no desenvolvimento e na aplicação de Exercícios de Autocorreção de Construções Geométricas, por meio da integração GeoGebra / Moodle, no processo de ensino em um curso de formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Fundamenta-se teoricamente em pesquisas sobre Exercícios de Autocorreção de Construções Geométricas com o GeoGebra no Ensino a distância, trazendo elementos sobre Tecnologias na Educação, especialmente Educação Matemática, da qual emerge o constructo Seres-Humanos-com-Mídias e o conceito de Geometria Dinâmica. Na presente pesquisa correlacionam-se os Exercícios de Autocorreção como Objetos de Aprendizagem, trazendo características fundamentais na sua utilização, como a reusabilidade e a granularidade. A pesquisa possui caráter qualitativo, adaptada segundo os pressupostos da Pesquisa Baseada em Design, e realizada no 1º semestre de 2020 na disciplina EAD541 – Prática de Ensino III: Construções Geométricas. A coleta de dados teve como base a pesquisa bibliográfica sobre Exercícios de Autocorreção, arquivos cedidos pelo professor da disciplina, documentos obtidos por meio das páginas pesquisadas, pesquisa de Exercícios de Autocorreção feita no site do GeoGebra, observação e acompanhamento das salas virtuais da disciplina, enquete aplicada aos alunos e relatório de uso de atividades no Moodle. Como resultado das análises, chegou-se à conclusão de que os Exercícios de Autocorreção de construções geométricas podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, pois ajudam na compreensão dos conteúdos relacionados, são de fácil utilização e possuem um grande potencial como ferramenta de ensino. Como Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, é apresentado um roteiro “passo a passo” de como construir alguns Exercícios de Autocorreção de Construções Geométricas, do tipo Objetos Dados, utilizando o software GeoGebra, visando alcançar professores de Matemática que queiram utilizá-los na modalidade a distância (ou mesmo presencial) no ensino de Geometria / Construções Geométricas.
metadata.dc.description.abstracten: This research aims to identify and analyze the possible contributions in the development and application of Self-Correction Exercises of Geometric Constructions, through the integration of GeoGebra / Moodle, in the teaching process in a distance education course for teachers of Mathematics teachers. It is theoretically based on research on Self-Correction Exercises of Geometric Constructions with GeoGebra in distance learning, bringing elements about Technologies in Education, especially Mathematics Education, from which emerges the construct Human-with-Media and the concept of Dynamic Geometry . In this research, the Self-Correction Exercises are correlated as Learning Objects, bringing fundamental characteristics in their use, such as reusability and granularity. The research has a qualitative character, adapted according to the assumptions of Design-Based Research, and carried out in the 1st semester of 2020 in the discipline EAD541 - Teaching Practice III: Geometric Constructions. The construction of the data was based on the bibliographic research on Self-Correction Exercises, files provided by the discipline's professor, documents obtained through the pages searched, Self-Correction Exercises research done on the GeoGebra website, observation and monitoring of the discipline's virtual rooms survey applied to students and report of use of activities in Moodle. As a result of the analyzes, it was concluded that the Self-Correction Exercises of geometric constructions can contribute to the teaching and learning process, as they help in understanding related contents, are easy to use and have great potential as a teaching tool. . As an Educational Product of the Professional Master's Degree in Mathematical Education at UFOP, a “step by step” guide on how to build some Self-Correcting Exercises of Geometric Constructions, of the type Data Objects, using the GeoGebra software is presented, aiming to reach Mathematics teachers who want to use them in distance mode (or even in person) in the teaching of Geometry / Geometric Constructions.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12859
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_PropostaUtilizaçãoExercícios.pdf3,62 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_DesenvolvendoExercíciosAutocorreção.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons