Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1285
Title: O ensino de geometria para alunos com deficiência visual : uma proposta de ensino em desenvolvimento.
Authors: Pereira, Maíra Kelly da Silva
Ferreira, Ana Cristina
Keywords: Educação matemática
Geometria - ensino
Alunos com deficiência visual
Material manipulativo
Issue Date: 2011
Citation: PEREIRA, M. K. da S.; FERREIRA, A. C. O ensino de geometria para alunos com deficiência visual : uma proposta de ensino em desenvolvimento. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 15., 2011. Campina Grande. Anais... Campina Grande: UEPB, 2011. p.1-12. Disponível em: <http://www.ebrapem.com.br/meeting4web/congressista/modulos/trabalho/trabalho/gt11/d1ac669f9e3e6c00706f99e540248e91.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012.
Abstract: A inclusão de pessoas sem acuidade visual é hoje um fato em muitas escolas do país, porém, nem sempre ela envolve uma integração efetiva desses alunos, nem um atendimento condizente com suas necessidades. Este artigo apresenta uma pesquisa em desenvolvimento na qual, em parceria com um grupo de alunos do 7º ano sem acuidade visual de uma instituição pública de Belo Horizonte, é desenvolvida e avaliada uma proposta de ensino de Geometria. Além de apresentar brevemente as atividades realizadas, analisamos as respostas dos alunos a uma sondagem de conhecimentos realizada antes do início da proposta. Os resultados sugerem que os alunos conhecem alguns termos geométricos, porém, apenas foram memorizados, sem uma compreensão efetiva de seu significado. Esperamos construir, com eles, uma proposta de ensino que possa ser compartilhado com outros professores.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1285
Appears in Collections:DEMAT - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_EnsinoGeometriaAlunos.pdf483,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.