Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1282
Título: Ligações metálicas com perfis tubulares – comportamento e prescrições de projeto.
Autor(es): Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Araújo, Afonso Henrique Mascarenhas de
Batista, Eduardo de Miranda
Requena, João Alberto Venegas
Fakury, Ricardo Hallal
Pimenta, Roberval José
Palavras-chave: Perfis tubulares
Texto-base de norma brasileira
Ligações
Estruturas de aço
Data do documento: 2010
Referência: SARMANHO, A. M. C. et al. Ligações metálicas com perfis tubulares – comportamento e prescrições de projeto. In: CONSTRUMETAL 2010 Congresso Latino-Americano da Construção Metálica, 4., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n], 2010. p. 1-17. Disponível em: <http://www.construmetal.com.br/2010/downloads/contribuicoes-tecnicas/13-ligacoes-metalicas-com-perfis-tubulares.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012.
Resumo: As ligações em perfis tubulares circulares ou retangulares podem ser de diversas tipologias, por exemplo: K, T, KT, X, etc. Quanto à posição dos membros que compõem as ligações estas podem ser: com afastamento ou sobreposição, uniplanares ou multiplanares. No caso de ligações em sistemas treliçados e associados às formas das seções transversais, circulares ou retangulares os modos de falha podem ser: plastificação da face ou de toda a seção transversal do banzo, junto a diagonais ou montantes; plastificação, amassamento ou instabilidade da face lateral da seção transversal do banzo junto a diagonais ou montantes sob compressão; plastificação ou instabilidade por cisalhamento do banzo, junto a diagonais ou montantes; ruptura por punção da parede do banzo na área de contato com diagonais ou montantes; ruptura por concentração de tensão de diagonais ou montantes na região da solda ou da própria solda; flambagem localizada de diagonais ou montantes comprimidos ou do banzo, na região da ligação. Assim análises e considerações de projeto com perfis tubulares devem considerar características especificas dos mesmos como os modos de falha das ligações. Neste trabalho são apresentadas as características gerais de comportamento e dimensionamento de ligações de sistemas treliçados com perfis tubulares circulares e retangulares. As ligações analisadas consideram as diversas tipologias de ligações, os modos de falha específicos a cada tipologia e os limites de resistência que devem ser considerados no dimensionamento. As ligações consideradas podem possuir banzos circulares ou retangulares com demais membros também circulares ou retangulares, tendo-se composições com diferentes seções transversais. Finalmente é apresentada as indicações de verificações de prescrições do texto-base da futura norma brasileira de projeto de estruturas de aço e mistas de aço e concreto com perfis tubulares (TB-NBT:2010) baseadas em normas internacionais consolidadas de ligações tubulares visando o projeto de estruturas de aço com estes perfis.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1282
Aparece nas coleções:DECIV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_LigaçõesMetálicasPerfis.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.