Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1281
Title: Explorando a matemática presente na arte da cantaria : um estudo com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Ouro Preto.
Authors: Santos, Dirceu Cenem
Ferreira, Ana Cristina
Keywords: Etnomatemática
Educação matemática crítica
Cantaria
Issue Date: 2011
Citation: SANTOS, D. C.; FERREIRA, A. C. Explorando a matemática presente na arte da cantaria : um estudo com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Ouro Preto. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 15., 2011. Campina Grande. Anais... Campina Grande: UEPB, 2011. p.1-12. Disponível em: <http://www.ebrapem.com.br/meeting4web/congressista/modulos/trabalho/trabalho/6ccf4123d9457573004011523cd9955b.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012.
Abstract: Apresentamos aqui um projeto de Mestrado em fase inicial de elaboração. Nele, nos propomos a investigar as contribuições de uma proposta de ensino na qual conceitos matemáticos serão construídos a partir de um trabalho com a arte da cantaria. Tal proposta se fundamenta nas ideias da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica. O propósito principal do estudo é educar pela arte e pela valorização da cultura da região. A Arte da Cantaria é um ofício antigo utilizado para construção e ornamentação das cidades históricas e característica do Barroco a partir do trabalho com pedras. Ouro Preto (MG), cidade na qual se realizará o projeto, é um importante centro artístico e histórico no qual essa arte se desenvolveu. Pretendemos resgatá-la com uma turma do 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública. Nesse texto, apresentamos brevemente uma síntese das leituras iniciais e da estrutura geral do projeto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1281
Appears in Collections:DEHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_ExplorandoMatemáticaPresente.pdf221,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.