Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12685
Título: Avaliação da aprendizagem : um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior.
Título(s) alternativo(s): The assessment of learning : a perspective derived from the conception of higher education students.
Autor(es): Barboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis
Nunes, Célia Maria Fernandes
Palavras-chave: Concepção de avaliação
Prática de ensino
Data do documento: 2019
Referência: BARBOZA, M. G. A. F.; NUNES, C. M. F. Avaliação da aprendizagem: um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 149-167, set./dez. 2019. Disponível em: <http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4231>. Acesso em: 01 set. 2020.
Resumo: Estudo de caso desenvolvido mediante pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa, utilizando, para a coleta de dados, um questionário online (Google Docs) com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 511 estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 8º semestre de uma instituição privada e confessional em 2017 e 2018. Com base na coleta, na sistematização e na análise dos dados, identificaram-se alguns avanços quanto à concepção de avaliação, a saber: tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem formativa/processual; defesa de uma avaliação em parceria entre professor/estudante e estudante/estudante; sugestão de outros dispositivos avaliativos para além das tradicionais provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de se compreender a prática docente e discente e seus significados educativos, de modo que não se aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processo.
Resumo em outra língua: This case study is developed from an exploratory, qualitative, and quantitative research, which used an online questionnaire (Google Docs), with open and closed questions, as a data collection tool. Some 511 students – from degree, bachelor, and technological courses – took part in this research; they were third-to-eighth-semester students from a private, confessional institution between the years 2017 and 2018. Some advances regarding the conception of assessment were identified based on data collection, systematization and analysis, namely: the attempt to break with the traditional approach towards a formative/procedural approach; the defense of an assessment made in a partnership between teacher/student and student/student; the suggestion of other assessment devices beyond traditional written tests. The results indicate a need to understand the practices of teacher and students as well as its educational meanings, so to avoid annihilating the autonomy of students and teachers as subjects of this process.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12685
DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4462
ISSN: 2176-6673
Licença: O periódico Em Aberto permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/783>. Acesso em: 01 set. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliaçãoAprendizagemOlhar.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.