Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12652
Título: Avaliação da percepção ambiental de uma cidade por meio de indicadores de conhecimento, importância e comportamento.
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the environmental perception of a city through indicators of knowledge, importance and behavior.
Autor(es): Audino, Vinícius
Brandli, Luciana Londero
Gameiro, Danton Heleno
Palavras-chave: Comportamento pró-ambiental
Educação ambiental
Escalas de mensuração
Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 2018
Referência: AUDINO, V.; BRANDLI, L. L.; GAMEIRO, D. H. Avaliação da percepção ambiental de uma cidade por meio de indicadores de conhecimento, importância e comportamento. Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales: Investigación, desarrollo y práctica, v. 11, n. 3, p. 332-347, dez. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.unam.mx/index.php/aidis/article/view/58460>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de mensuração da percepção ambiental com foco na sustentabilidade socioeconômica e ambiental em uma cidade do Rio Grande do Sul, com o propósito de contribuir para o entendimento a respeito da forma com que um indivíduo, ou um grupo de pessoas, percebe o meio em que vive. O método foi desenvolvido na cidade de Passo Fundo, a partir da aplicação de um questionário que avaliou o conhecimento, comportamento e importância que os moradores possuem em relação a resíduos sólidos, transportes, planejamento urbano e energia. No total 386 moradores foram entrevistados. Os resultados mostraram que a população de Passo Fundo atribui às questões ambientais abordadas neste instrumento uma Alta Importância, possuem um conhecimento Médio e um comportamento pró-ambiental Moderado gerando um Índice de percepção ambiental geral Moderado.
Resumo em outra língua: O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de mensuração da percepção ambiental com foco na sustentabilidade socioeconômica e ambiental em uma cidade do Rio Grande do Sul, com o propósito de contribuir para o entendimento a respeito da forma com que um indivíduo, ou um grupo de pessoas, percebe o meio em que vive. O método foi desenvolvido na cidade de Passo Fundo, a partir da aplicação de um questionário que avaliou o conhecimento, comportamento e importância que os moradores possuem em relação a resíduos sólidos, transportes, planejamento urbano e energia. No total 386 moradores foram entrevistados. Os resultados mostraram que a população de Passo Fundo atribui às questões ambientais abordadas neste instrumento uma Alta Importância, possuem um conhecimento Médio e um comportamento pró-ambiental Moderado gerando um Índice de percepção ambiental geral Moderado.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12652
Link para o artigo: http://www.revistas.unam.mx/index.php/aidis/article/view/58460
DOI: http://dx.doi.org/10.22201/iingen.0718378xe.2018.11.3.58460
ISSN: 0718-378X
Aparece nas coleções:DEMET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliaçãoPercepçãoAmbiental.pdf
  Restricted Access
359,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.