Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12618
Title: Vídeos do YouTube : aproximações e distanciamentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e produção do conhecimento.
Authors: Franco, Lenon Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor: Paulo, Jacks Richard de
Keywords: YouTube - estudo e ensino - recursos audiovisuais
Escolas municipais
Tecnologia educacional
Issue Date: 2020
metadata.dc.contributor.referee: Paulo, Jacks Richard de
Bertin, Marta
Costa Júnior, José
Citation: FRANCO, Lenon Cardoso. Vídeos do YouTube: aproximações e distanciamentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e produção do conhecimento. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Abstract: Ao nos referirmos as redes sociais e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), podemos falar em Web 2.0 ou a segunda geração de serviços disponíveis na internet que vem proporcionando práticas colaborativas via Web e a partir de contextos inovadores, surge a plataforma YouTube como facilitador e agregador interativo, no contexto de videoaulas disponíveis na plataforma. O estudo objetivou analisar as contribuições dos vídeos do YouTube para o processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos abordados com estudantes da rede estadual de ensino da cidade de Ouro Preto – MG, do 9° ano do ensino fundamental (n = 20) e do 1° ano do ensino médio (n = 10). Os dados foram coletados a partir de um questionário com perguntas mistas e que traçou o perfil sociodemográfico da amostra, composta por indivíduos com idades entre 14 e 16 anos, com predominância de estudantes do sexo feminino e da cor parda. A análise de dados foi trabalhada considerando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e a partir dos pressupostos abordados pela autora emergiram três categorias, “A percepção de estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio sobre a plataforma YouTube”, “A mediação pedagógica e a influência das TDICs neste processo” e “Tecnologias audiovisuais associadas aos dispositivos de produção, reprodução e manipulação de conteúdos: O caso da plataforma YouTube”. Os resultados indicam que os sujeitos pesquisados consideram a plataforma YouTube como um recurso fundamental em seu processo educativo, reconhecem aspectos interativos que a transformam em um ambiente virtual de aprendizagem e compreendem a configuração de videoaulas disponíveis no YouTube, o que contribui para a predileção dos sujeitos pelos vídeos. É perceptível que professores dos sujeitos pesquisados se utilizam deste recurso como parte do processo de ensino ao considerar ações de mediação pedagógica, essencial na desmistificação do conceito de nativos digitais e que a instituição familiar está inserida no processo ao nos referirmos às TDICs. Com relação as disciplinas mais buscadas na plataforma, verificamos a predominância de disciplinas como Matemática e Ciências Naturais. Foi observado que os estudantes têm preferência por pesquisar e assistir videoaulas disponíveis no YouTube através do seu smartphone e que preferem acompanhar estes vídeos em sua residência. Os resultados do presente estudo podem subsidiar novas metodologias de ensino que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem com o intuito de contribuir para melhorar a relação do binômio professor-estudante, favorecendo uma utilização coletiva, democrática e significativa de redes sociais como a plataforma YouTube, mas ponderamos a importância da mediação pedagógica neste processo, pois dependendo das práticas instituídas ou instituintes, as videoaulas podem reafirmar práticas centradas no falar-ditar docente.
metadata.dc.description.abstracten: When referring to social networks and Digital Information and Communication Technologies (DICTs), we can talk about Web 2.0 or the second generation of services available on the internet that has been providing collaborative practices on the Web and from innovative contexts, the YouTube platform emerges as a facilitator and interactive aggregator, in the context of video lessons available on the platform. The study aimed to analyze the contributions of YouTube videos to the teaching and learning process off the content covered with students of state school system in the city Ouro Preto – MG, middle school (9th grade) students and high school (1st grade) students. Data was collected from a questionnaire with mixed questions that traced the socio -demographic profile of the sample, composed of individuals aged between 14 and 16 years, with a predominance of female and brown students. It worked considering the content proposed by Bardin (2011) and the assumptions addressed by the author, then three categories emerged: “The perception of middle school (9th grade) and high school (1st grade) students on the YouTube platform”, “Pedagogical mediation and the influence of DICTs in this process” and “Audiovisual technologies associated with production devices, reproduction and manipulation of content: The case of the YouTube platform”. Results indicate that the researched subjects considered the YouTube platform as a fundamental resource in their education process, recognising the aspects that transform it into a virtual learning environment and the configuration of those lessons available, which contributes to the subjects predilection for videos. It’s noticeable that teachers of the researched subjects use this resource as part of the teaching process when considering pedagogical mediation and the influence of DICTs in this process” and “Audiovisual technologies associated with production devices, reproduction and manipulation of content: The case of the YouTube platform”. Results indicate that the researched subjects consider the YouTube platform as a fundamental resource in their education process, recognise aspects that transform it into a virtual learning environment and understand the configuration of video the lessons available, which contributes to the subjects predilection for videos. It’s noticeable that teachers of the researched use this resource as part of the teaching process when considering pedagogical mediation actions which are essential in demystifying the concept of digital natives and that the family institution is inserted in the process when referring to DICTs. Regarding the most searched disciplines in the platform, we verified the predominance of Mathematics and Natural Sciences. It was noted that students had a preference for researching and watching the video lessons available on their smartphones and that they prefered to keep up with these videos at home.The results of this study can subsidize new teaching methodologies that favor the teaching and learning process in order to contribute to improve the teacher-student relationship, favoring a collective, democratic and meaningful use of social networks such as the YouTube platform, but we ponder the importance of pedagogical mediation in this process, because depending on the practices instituted or instinctive, the video classes can reaffirm practices centered on the teacher speaking.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12618
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_VídeosYouTubeAproximações.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons