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Title: Educação de jovens e adultos no município de Ouro Preto-MG : oferta, currículo, material didático e espaço físico.
Authors: Barsante, Amanda Pedrosa
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Keywords: Educação de jovens e adultos
Escolas públicas - currículos
Material didático
Oferta de vagas
Espaço físico da escola
Issue Date: 2020
metadata.dc.contributor.referee: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Silva, Marcelo Donizete da
Klinke, Karina
Citation: BARSANTE, Amanda Pedrosa. Educação de jovens e adultos no município de Ouro Preto-MG: oferta, currículo, material didático e espaço físico. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Abstract: Nos últimos anos, a EJA vem sendo alvo de intensas pesquisas e indagações no campo educacional do Brasil. As reflexões que norteiam a EJA incluem uma perspectiva dos direitos humanos, considerando ser necessário garantir que jovens e adultos que não estudaram ou que interromperam a trajetória escolar, tenham acesso a uma educação democrática e qualificada. O objetivo desta pesquisa é contribuir para com os estudos em torno da EJA no município de Ouro Preto e observar como ela vem sendo ofertada nas instituições de ensino. Partimos do pressuposto de que as pessoas que atuam na EJA, tanto professores quanto alunos, enfrentam diversos desafios no cotidiano escolar, sejam eles um currículo não específico para a modalidade, um material didático inapropriado ou um espaço físico impróprio. Dessa forma, como campo de pesquisa, foram escolhidas quatro instituições públicas no âmbito municipal e estadual e onze participantes para serem entrevistados, entre eles, quatro professores, quatro alunos e três pedagogas, sendo que, uma delas é pedagoga em duas escolas da rede municipal. Para a coleta de dados, optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como instrumento o questionário e a entrevista semiestruturada. Os dados revelam que nenhuma escola segue um currículo específico para a Educação de Jovens e Adultos e os professores adaptam suas aulas de acordo com o perfil e necessidades dos alunos. Quanto ao material didático, identificamos que os livros não atendem às necessidades tanto dos alunos quanto dos professores, pois esses os consideram superficiais e distantes da realidade da comunidade escolar. Sobre o espaço físico, verificamos que embora todos os ambientes da escola sejam disponibilizados para a EJA, devido à carga horária reduzida, os professores fazem pouco uso dos outros ambientes escolares, como sala de vídeo, biblioteca e laboratório. Por fim, analisamos a oferta de vagas e, de acordo com as narrativas dos participantes, embora os alunos procurem as escolas para se matricularem, nem sempre essa matrícula é efetivada, pois, se os critérios do número de vagas não forem atendidos, a escola não poderá abrir a turma. As entrevistas trouxeram narrativas importantes que auxiliam na compreensão do cenário da Educação de Jovens e Adultos no município de Ouro Preto. As vozes dos alunos, docentes e técnicos na EJA revelam um cenário ainda carente de ações efetivas e de políticas públicas capazes de atender às especificidades dessa modalidade de ensino.
metadata.dc.description.abstracten: In recent years, EJA has been the target of intense research and inquiries in the educational field in Brazil. The reflections that guide EJA include a human rights perspective, considering that it is necessary to ensure that young people and adults who have not studied or interrupted their school career, have access to a qualified and democratic education. We start from the assumption that EJA subjects, both teachers and students, face many challenges to deal with the deadlocks of daily school life, whether a non-specific curriculum for the modality, inappropriate teaching material or an improper school physical space. Thus, as a research field, four public institutions at the municipal and state level were chosen in Ouro Preto. For data collection, qualitative research was chosen, having as instrument the questionnaires and the semi-structured interviews. The data reveal that no school follows a specific curriculum for Youth and Adult Education and that they adapt their classes according to the profile and needs of the students. As for didactic material, we identified that the books do not meet the needs of both students and teachers, as they consider them superficial and distant from the reality of the school community. Regarding the physical space, we verified that although all school areas are made available to EJA, such as a video room, library and laboratory, teachers make little use of them due to the reduced time schedule. Lastly, we analyzed the offer of vacancies and, according to the statements of the participants, although students go to schools to get enrolled, this enrollment is not always accomplished, because, if the criteria for the number of vacancies are not met, the school will not be allowed to open the class. The interviews revealed important statements that help understanding the scenario of Youth and Adult Education in Ouro Preto. The voices of the subjects, students, teachers and technicians at EJA reveal a scenario that still needs effective actions and public policies capable of meeting the specificities of this teaching modality.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12614
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/08/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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