Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12574
Title: As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.
Authors: Gonçalves, Janaina Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Franco, Marco Antônio Melo
Keywords: Prática pedagógica
Alfabetização
Ensino fundamental
Linguagem e educação
Escrita
Issue Date: 2020
metadata.dc.contributor.referee: Franco, Marco Antônio Melo
Rodrigues, Paula Cristina de Almeida
Silva, Márcia Maria e
Citation: GONÇALVES, Janaina Oliveira. As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita: um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Abstract: O estudo apresenta discussões e articulações entre práticas pedagógicas, alfabetização e linguagens. Considerando esses aspectos, a investigação buscou identificar as diferentes linguagens presentes nas práticas pedagógicas, durante o processo de alfabetização com as crianças de 6 anos. O campo de pesquisa envolveu duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da Rede Municipal de Itabirito, Minas Gerais. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa e os instrumentos utilizados para as coletas de dados foram entrevistas semiestruturadas com as docentes, observação da prática de professoras, anotações no diário de campo e gravações audiovisuais. Ao discutirmos sobre as práticas, buscamos embasamentos em Franco (2010, 2015, 2016, 2017) e Zaballa (1998). Autores como Soares (2003, 2013, 2017), Morais (2006, 2012, 2015), Mortatti (1999, 2016), Ferreiro e Ana Teberosky (1999), entre outros, sustentam a fundamentação a respeito das práticas em alfabetização. Na perspectiva de Loris Malaguzzi apud Edwards C.; Gandini, L.; Forman, G. (2016) e autores como Colello (2018, 2019), Fiorin (2017) e outros, buscamos as contribuições sobre as linguagens. Para as análises, foi realizada a transcrição dos dados das entrevistas, assistidas as gravações das aulas e anotados os momentos importantes das práticas das professoras, nas quais foram identificadas as diferentes linguagens presentes no processo de alfabetização. Dentre os principais resultados encontrados, verificou-se que as práticas das professoras se baseiam em suas concepções de aprendizagem e que os discursos das docentes revelam o quanto há dicotomia em relação à teoria e à prática. Foram identificadas práticas mecânicas, sendo realizadas pelas professoras alfabetizadoras, ainda numa perspectiva dos métodos tradicionais para a aprendizagem da língua escrita. Quanto à presença das diferentes linguagens, notou-se que elas aparecem nas práticas docentes no processo de alfabetização; contudo, acontecem de forma secundária, como um suporte. Diante dos resultados encontrados, considera-se que as práticas docentes evidenciam a presença das linguagens, mas ocorrem de forma intuitiva, sem a dimensão de uma prática pedagógica, no sentido de práxis.
metadata.dc.description.abstracten: The study presents discussions and articulations between pedagogical practices, literacy and languages. Considering these aspects, the investigation sought to identify the different languages present in the pedagogical practices during the literacy process with the 6 year old children. The research field involved two classes of 1st year of Elementary School I from a public school provided by the city governament of the city of Itabirito, Minas Gerais. The research methodological approach was qualitative and the instruments used for data collection were semi-structured interviews with the teachers, observation of the teachers' practice, notes in the field diary and audiovisual recordings. When discussing practices, we look for bases in Franco (2010, 2015, 2016, 2017) and Zaballa (1998). Authors such as Soares (2003, 2013, 2017), Morais (2006, 2012, 2015), Mortatti (1999, 2016), Ferreiro and Ana Teberosky (1999), among others, support the theoretical foundations regarding literacy practices. Fron the readings on the perspective of Loris Malaguzzi apud Edwards C.; Gandini, L.; Forman, G. (2016) and authors such as Colello (2018, 2019), Fiorin (2017) and others, we got the contributions on languages. For the analysis, we transcribed the data from the interviews, watched the recordings of the classes and noted the important moments of the teachers' practices in which we identified the different languages present in the literacy process. Among the main results found, we verified that the teachers 'practices are based on their learning conceptions and that the teachers' speeches reveal how much there is a dichotomy in relation to theory and practice. We identified mechanical practices being carried out by literacy teachers, from a perspective still of traditional methods for learning the written language. As for the presence of different languages, we realize that they appear in teaching practices in the literacy process, however they happen in a secondary way, as a support. In view of the results found, we consider that teaching practices show the presence of languages, but they occur intuitively, without the dimension of a pedagogical practice, in the sense of praxis.
Description: Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12574
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/08/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_DiferentesLinguagensAquisição.pdf2,43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons