Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12569
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Rodrigo Carlos-
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.date.accessioned2020-08-10T18:23:31Z-
dc.date.available2020-08-10T18:23:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Contribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos. Abakos, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 45-59, maio 2019. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/18688>. Acesso em: 03 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2316-9451-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12569-
dc.description.abstractApresentamos, neste artigo, alguns resultados obtidos em uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, que está relacionada com o desenvolvimento da Educação Financeira de jovens e adultos Surdos, que se comunicam em Libras, por meio da perspectiva etnomatemática. Especificamente, procuramos compreender a relação dos resultados desse estudo com um dos elementos do Currículo Trivium para a Matemática, denominado por Tecnoracia, que foi proposto D’Ambrosio, em 1999. Desse modo, essa reconceituação curricular é composta pela literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos analíticos) e tecnoracia (instrumentos materiais e tecnológicos). A abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Da fase analítica, foi possível inferir que o programa etnomatemática possibilitou o fornecimento dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que são característicos da cultura Surda para que os alunos pudessem resolver as situações-problema propostas em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.titleContribuições da tecnoracia e da etnomatemática para a promoção da educação financeira de estudantes surdos.pt_BR
dc.title.alternativeContributions of technoracy and ethnomathematics to the promotion of financial education for deaf students.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). CC BY. Fonte: o próprio artigo.pt_BR
dc.description.abstractenWe present, in this article, some results obtained in a Professional Masters in Mathematics Education research, which is related to the development of Financial Education through an ethnomathematical perspective of hearing-impaired youth and adult students, who communicate in Libras (Brazilian sign language). Specifically, we attempted to understand the relation of the results of this study to one of the elements of the Trivium Curriculum for Mathematics, called Technoracy, which was proposed by D’Ambrosio, in 1999. In this way, this curricular reconceptualization is composed of literacy (communicative instruments), matheracy (analytical instruments), and technoracy (material and technological instruments). The methodological approach was qualitative by using Grounded Theory assumptions. From the analytical phase, it was possible to infer that the ethnomathematics program enabled to supply students with communicative, analytical, and material and technological instruments that are characteristic of the Deaf culture so that they could solve problems and situations proposed in classrooms.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59pt_BR
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContribuiçõesTecnoraciaEtnomatemática.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.