Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12559
Título: Darwin em quadrinhos : uma análise de obras que divulgam a vida e a obra do cientista.
Autor(es): Vieira Júnior, José João
Orientador(es): Almeida, Sheila Alves de
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Charles Darwin - vida intelectual
Evolução humana
Divulgação científica
Data do documento: 2020
Membros da banca: Almeida, Sheila Alves de
Almeida, Philippe Oliveira de
Santos, Marcelo Giordan
Referência: VIEIRA JÚNIOR, José João. Darwin em quadrinhos: uma análise de obras que divulgam a vida e a obra do cientista. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo investigar como Charles Darwin e a teoria da evolução são apresentados em histórias em quadrinhos com propostas educativas e apontar como esse tipo de mídia pode ser relevante como meio para comunicação científica. Com o intuito de fornecer o aporte teórico para a realização dessa pesquisa, tentamos definir o que caracteriza uma História em quadrinhos, buscamos dois autores chave Mccloud (1995) e Eisner (1989) e a partir desses escritores, traçamos uma pequena retrospectiva da história dos quadrinhos moderna e a as características principais que as distinguem dos outros tipos de mídia. Também traçamos como a divulgação científica se organiza como campo de circulação do discurso para tal nos baseamos principalmente nos trabalhos de Bueno (2009), Rojo (2008) e Grillo (2006). Posto isso, buscamos verificar como os quadrinhos podem e são utilizados como veículos de comunicação do conhecimento cientifico. Outro ponto importante do trabalho é a figura de Charles Darwin. Por tanto, realizamos uma investigação da vida de Darwin e de como sua figura está associada a cultura popular, em especial aos quadrinhos, para se possamos analisar de forma mais assertiva as obras em quadrinhos. Tais obras foram selecionadas pela sua intencionalidade como objeto de transmissão de conhecimento e por darem foco ao naturalista como tema principal para sua publicação. Então foi realizada uma análise dialógica entre os enunciados apresentados nas mesmas, levando em conta os aspectos subjetivos da ciência conforme descritos por Afonso (2008). Nas obras analisadas é possível observar uma desvinculação entre a narrativa da biografia do naturalista com os quadrinhos. Elementos que são característicos dos quadrinhos, como balões e linhas de movimento, não são utilizados nos trechos da biografia, onde as informações são apresentadas na forma de verbetes, o que poderia tornar a leitura não atrativa para o público-alvo que elas se destinam. Em contrapartida, quando os autores combinam a linguagem dos quadrinhos com os conceitos da teoria da evolução, temos como resultado um material que pode ser utilizado com eficiência para transmitir conhecimento científico.
Resumo em outra língua: This dissertation has as its main goal investigate how Charles Darwin and the theory of evolution is presented in comic books in education programs and how relevant this kind of media can be for spreading science information. To provide the theoretical support for conducting this research, we defined what characterizes a comic book story. To do this, we study two key authors to help us, McCloud (1995) e Eisner (1989). From these writers, we trace back a small retrospective of modern comic book history and its main characteristics that distinguish them from other types of media. We also traced back how science was spread and organized as a field of discussion. For such, we based mainly on the work of Bueno (2009), Rojo (2008) e Grillo (2006). From that, we searched a way to verify how comic books can and are used as vehicles of transmission of scientific knowledge. Another important topic about Charles Darwin’s work is an investigation about his life and how his image is associated to popular culture, especially in comic books so that we can more assertively analyze that kind of media. Such works were selected for their intentionality as an object of knowledge transmission and for giving focus to the naturalist as the main theme for their publication. Then, a dialogical analysis was carried out between the statements presented in them, taking into account the subjective aspects of science as described by Afonso (2008). In the analyzed works it is possible to observe a disconnection between the narrative of the naturalist's biography and the comics. Elements that are characteristic of comics, such as balloons and lines of movement, tend to not be used in these sections. Bringing the information in the form of entries, which could make the reading unattractive to the target audience they are intended for. On the other hand, when the authors combine the language of comics with the concepts of the theory of evolution, we have as a result a material that can be used as efficiency to transmit scientific knowledge.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12559
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/08/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DarwinQuadrinhosAnálise.pdf14,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons