Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12543
Título: Promovendo a matemacia no sexto ano do ensino fundamental : o projeto água.
Título(s) alternativo(s): Promoting matemacy in the sixth year of fundamental education : the water project.
Autor(es): Paula, Ludmila Geralda de
Ferreira, Ana Cristina
Torisu, Edmilson Minoru
Palavras-chave: Educação matemática crítica
Tratamento da informação
Data do documento: 2020
Referência: PAULA, L. G.; FERREIRA, A. C.; TORISU, E. M. Promovendo a matemacia no sexto ano do ensino fundamental: o projeto água. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 658-680, 2020. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/40859>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: O presente artigo analisa contribuições de tarefas matemáticas para o desenvolvimento da matemacia em uma classe do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. A investigação, de abordagem qualitativa, inspirou-se nas ideias de Paulo Freire e em alguns conceitos associados à Educação Matemática Crítica. Os dados foram produzidos a partir de observações e gravações em áudio e vídeo de aulas de Matemática, diário de campo da pesquisadora e registros produzidos pelos alunos. A análise evidenciou tanto a aprendizagem de conceitos relacionados ao Tratamento da Informação e o desenvolvimento da matemacia por parte da maioria dos participantes do estudo, quanto uma maior autonomia e engajamento dos alunos nas tarefas propostas.
Resumo em outra língua: The present article analyzes contributions of mathematical tasks to the development of mathematics in a sixty year of a elementary school of a public school in Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil. The research, with a qualitative approach, was inspired by the ideas of Paulo Freire and some concepts associated to Critical Mathematical Education. The data were produced from observations and audio and video recordings of mathematics classes, the researcher's field diary and records produced by the students. The analysis evidenced both the learning of concepts related to Information Processing and the development of mathematics by the majority of the participants, as well as a greater autonomy and engagement of the students in the proposed tasks.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12543
DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p658-680
ISSN: 1983-3156
Licença: O periódico Educação Matemática Pesquisa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2701>. Acesso em: 06 ago. 2020.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PromotingMatemacySixth.pdf670,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.