Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12540
Título: Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto : reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de matemática no contexto da educação integral.
Título(s) alternativo(s): I felt so small when around my geography and portuguese collegues, I’ m really crazy to learn with them : reflections on the professional development in the construction of mathematical workshops in the context of integral education.
Autor(es): Oliveira, Luan Martins de
Torisu, Edmilson Minoru
Bosco, Cláudia Starling
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional do professor de matemática
Oficinas
Data do documento: 2019
Referência: OLIVEIRA, L. M.; TORISU, E. M.; BOSCO, C. S. Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de matemática no contexto da educação integral. Revista Exitus, v. 9, n. 5, p. 475-502, dez. 2019. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1115>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Resumo: Este artigo tem como objetivo desvelar indícios de desenvolvimento profissional de uma professora de Matemática, ao longo do processo de elaboração e implementação de oficinas de Matemática voltadas à Educação Integral, em parceira com o pesquisador, a partir das reflexões realizadas pela professora. A pesquisa empírica foi realizada no primeiro semestre de 2017, em uma escola pública do interior de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de observações, anotações em diário de campo e entrevistas com a professora. Os resultados da análise dos dados mostraram possibilidades de mudanças, evidenciadas por: um aumento de seu comprometimento; mudanças nas formas de agir e pensar, sobretudo, naquilo que se refere ao trabalho em parceria, ao papel dos alunos na sala de aula e, muito importante, ao conceito de oficina na Educação Integral; aumento de sua autonomia e de sua confiança para novas propostas.
Resumo em outra língua: This article aims to unveil evidence of professional development of a Mathematics teacher throughout the process of elaboration and implementation of Mathematics workshops directed to the Integral Education in partnership with the researcher, based on the reflections made by the teacher. The empirical research was carried out in the first half of 2017 at a public school in the interior of Minas Gerais, Brazil. Data were collected through observations, field diary notes and interviews with the teacher. The results of the data analysis showed possibilities for changes, evidenced by: an increase in their commitment; changes in the ways of acting and thinking, especially in what refers to work in partnership, the role of students in the classroom and, very important, the concept of workshop in the Integral Education; increase their autonomy and confidence for new proposals.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12540
DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1115
ISSN: 2237-9460
Licença: Esta obra está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: o próprio artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EuSentiAssim.pdf998,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.