Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12536
Title: Análise de produtos educacionais elaborados no mestrado profissional em ensino de ciências exatas da UFSCAR e no mestrado profissional em educação matemática da UFOP.
Other Titles: Analysis of educational products developed in professional masters in teaching exact sciences at UFSCAR and from the professional masters in mathematics education at UFOP.
Authors: Castro, Bruno Luiz de
Oliveira, Paulo César
Tinti, Douglas da Silva
Issue Date: 2019
Citation: CASTRO, B. L.; OLIVEIRA, P. C.; TINTI, D. S. Análise de produtos educacionais elaborados no mestrado profissional em ensino de ciências exatas da UFSCAR e no mestrado profissional em educação matemática da UFOP. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 12, n. 2, p. 234-243, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/584>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Abstract: Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de produtos educacionais elaborados a partir das dissertações produzidas em dois Programas de Pós-Graduação na modalidade de Mestrado Profissional. Com base nos requisitos para uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, o mapeamento das produções acadêmicas da UFSCar e UFOP foi obtido pela consulta às bases de dados disponibilizadas nos respectivos sites institucionais, considerando o período de 2010 a 2017 enquanto recorte temporal. Desse modo, o corpus de análise foi composto por 75 dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da UFSCar (Campus de Sorocaba e São Carlos), especificamente da área de Matemática, conjuntamente com 95 dissertações desenvolvidas no Mestrado Profissional em Educação Matemática (PPGEDMAT) da UFOP. A análise dos produtos educacionais no programa PPGECE revelou, entre outros resultados, uma concentração de estudos no Ensino Médio com ênfase em conteúdos de função e geometria. Já a análise do PPGEDMAT evidenciou uma diversidade de temas e formatos de produtos, sendo expressiva a presença de algumas tendências da área de Educação Matemática. Contudo, concluímos que, no âmbito da gestão dos Mestrados Profissionais, seja necessário o desenvolvimento de ações constantes e articuladas, visando o diálogo e a circulação dos produtos educacionais nas escolas da Educação Básica.
metadata.dc.description.abstracten: This article aims to present an analysis of educational products elaborated from the dissertations produced in two Postgraduate Programs in the Professional Master modality. Based on the requirements for a qualitative research of bibliographic nature, the mapping of the academic productions of UFSCar and UFOP was obtained by consulting the databases available on the respective institutional sites, considering the period 2010-2017 as a timeframe. Thus, the corpus of analysis consisted of 75 dissertations developed in the Postgraduate Program in Exact Sciences Teaching (PPGECE) of UFSCar (Sorocaba and São Carlos Campus), specifically in the area of Mathematics, together with 95 dissertations developed in Professional Master’s Degree in Mathematical Education (PPGEDMAT) from UFOP. The analysis of educational products in the PPGECE program revealed, among other results, a concentration of high school studies with emphasis on function and geometry contents. The analysis of PPGEDMAT showed a diversity of themes and product formats, expressing the presence of some trends in the area of Mathematical Education. However, we conclude that, within the management of Professional Masters, it is necessary to develop constant and articulated actions, aiming at the dialogue and circulation of educational products in schools of Basic Education.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12536
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a584
ISSN: 2179-1120
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/954>. Acesso em: 01 ago. 2020.
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AnáliseProdutosEducacionais.pdf336,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.