Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533
Title: Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
Other Titles: A Trivium Curriculum for mathematics grounded in an ethnomathematical and modelling perspectives.
Authors: Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
Keywords: Literacia
Materacia
Issue Date: 2019
Citation: ROSA, M.; OREY, D. C. Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 26-37, jun. 2019. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1088>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Abstract: Existe a necessidade da proposição de um Currículo Trivium baseado na etnomatemática e na modelagem que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem em matemática e as suas ações pedagógicas. Descrevemos nesse artigo teórico uma proposta pedagógica fundamentada no Currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas.
metadata.dc.description.abstracten: There is a necessity for proposing a Trivium Curriculum based on ethnomathematics and modelling that encourages teachers to identify learning-teaching practices and its pedagogical actions. In this theoretical article, we have outlined a proposal grounded on D’Ambrosio’s Trivium Curriculum composed of literacy, matheracy, and technoracy that encourages the development of school activities based on an ethnomathematics and modelling foundations. In this curriculum, literacy is the capacity students possess to process information present in their daily lives, matheracy is the capacity students possess to interpret and analyze signs and codes in order to propose models to find solutions for problems faced daily, and technoracy is the capacity students possess to use and combine different instruments in order to help them to solve these problems.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533
ISSN: 2526-2386
metadata.dc.rights.license: Os trablhos publicados no periódico Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Hipátia <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em 01 ago. 2020.
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_TriviumCurriculumMathematics.pdf172,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.