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Title: Mathematics self-efficacy in the education of youngsters and adults : Vanda’s case.
Authors: Rodrigues, Carolina Soares
Ferreira, Ana Cristina
Keywords: Social cognitive theory
Mathematics learning
Issue Date: 2019
Citation: RODRIGUES, C. S.; FERREIRA, A. C. Mathematics self-efficacy in the education of youngsters and adults: Vanda’s case. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 21, n. 3, p. 75-90, jul./ago. 2019. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/4763>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Abstract: A literatura ressalta, há pelo menos duas décadas, que as percepções sobre a própria competência influenciam, dentre outras coisas, a motivação para aprender e a realização escolar. No entanto, no caso da Educação de Jovens e Adultos, as crenças e as emoções relacionadas à percepção que o aluno tem de si como aprendiz e, em especial, como aprendiz de Matemática, não têm recebido a necessária atenção. Apresenta-se neste artigo um estudo de caso cujo propósito foi investigar possíveis mobilizações das crenças de autoeficácia matemática por uma estudante da EJA ao longo do desenvolvimento de tarefas de Matemática, construídas com base no referencial teórico. A pesquisa – da elaboração das atividades à análise – fundamentou-se na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura e, em especial, no conceito de autoeficácia. Ao longo de sete meses foram produzidos dados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de campo da pesquisadora e videogravação de algumas aulas de Matemática de uma turma do Ensino Médio de uma escola estadual de Divinópolis (MG). Os resultados evidenciaram indícios de mobilização das crenças de autoeficácia matemática por parte de Vanda. Contudo, embora nas aulas tenha sido observado mais persistência por parte da aluna na realização das tarefas propostas, participação mais ativa e autônoma, bem como maior autoconfiança e bem-estar emocional, também se verificou que os comportamentos, as sensações e as percepções da aluna em situações de avaliação evidenciaram mudança pouco significativa em relação ao controle de emoções negativas nessas ocasiões. Ainda que se trate de um único caso, dadas suas características, o presente estudo contribui para lançar luz sobre as crenças de autoeficácia matemática mantidas por estudantes de EJA, bem como sobre o papel do professor nesse processo.
metadata.dc.description.abstracten: Literature has pointed out, for at least two decades, that the perceptions about one’s own competency influence the motivation to learn and the school achievement. However, in the case of the Education for Youngsters and Adults (EJA), the beliefs and emotions related to the students’ own self-perceptions as learners, especially as Mathematics learners, have not been given proper attention. In this article, we present a case study whose purpose was to investigate possible mobilizations of the Mathematics self-efficacy beliefs by an EJA student throughout the development of Mathematics tasks, which were created based on a theoretical framework. The research – from the development of the activities through the analysis – was based on Albert Bandura’s Social Cognitive Theory, in particular, on the concept of self-efficacy. For seven months, we collected data through questionnaires, semi-structured interviews, the researchers’ field journal, and video recordings of a few Mathematics class of a high school class at a public school, in Divinópolis, Minas Gerais, Brazil. The results showed strong evidence of mobilization of the self-efficacy beliefs on Vanda’s behalf. However, albeit there has been observed more persistence by the student when carrying out her activities, her more active and autonomous participation, as well as her self-confidence and emotional well-being, it was also verified that the student’s behaviour, feelings, and perceptions under evaluative situations evinced a slight change with regards to controlling negative emotions in those situations. In spite of being a single case, this work contributes to shed light on the Mathematics self-efficacy beliefs held by EJA students, as well as on the teacher’s role in the process.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12530
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss3id4763
ISSN: 2178-7727
metadata.dc.rights.license: Esta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: o próprio artigo.
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