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Título: O trabalho de jovens nas lavouras de café : entre as urgências da vida e as expectativas dos estudantes, seus pais e avós.
Autor(es): Rosa, Mônica da Silva
Orientador(es): Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Palavras-chave: Juventude rural
Trabalho e estudo
Gerações
Educação de jovens e adultos
Escolarização
Data do documento: 2020
Membros da banca: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Portes, Écio Antônio
Fonseca, Marcus Vinícius
Referência: ROSA, Mônica da Silva. O trabalho de jovens nas lavouras de café: entre as urgências da vida e as expectativas dos estudantes, seus pais e avós. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: A inserção no mundo do trabalho, mesmo que no setor informal, e a permanência na escola é um desafio para uma parcela significativa da população jovem em nosso país. No caso da juventude rural e de pequenas localidades os empecilhos para trabalhar e estudar são ainda maiores. O distrito de São José do Triunfo pertence ao município de Viçosa (MG) e tem na lavoura de café uma de suas principais fontes de renda. Diferentes gerações trabalham nessas lavouras, principalmente no período da colheita do fruto, inclusive os jovens estudantes. Na busca de compreender um pouco da vivência destes jovens e de suas famílias esta pesquisa surgiu da seguinte questão: Qual o lugar do trabalho na lavoura do café na vida de jovens do ensino médio em um distrito de Viçosa? Para responder a tal questionamento foi traçado o objetivo geral: compreender o lugar do trabalho na lavoura do café na vida de jovens do ensino médio distrito. A abordagem escolhida foi a qualitativa e priorizou a realização de entrevistas reflexivas com quatro jovens, seus pais e avós envolvidos no trabalho de colheita do café. Todos os jovens cursam o 1º ano do Ensino Médio da escola pública situada no distrito. A construção dos dados incluiu também análise dos documentos e observação participativa. A pesquisa revelou que o trabalho na lavoura do café ocupa um papel muito importante na vida das diferentes gerações do distrito. Há o envolvimento ativo dos jovens com a realidade de trabalho no período de colheita por influência familiar, mas também por desejo próprio, uma vez que o dinheiro que recebem representa independência relativa no consumo e nas suas escolhas. Embora demonstrem orgulho de verem seus filhos e netos trabalhando na lavoura, os pais e avós entrevistados valorizam o estudo e deixaram claro que desejam empregos melhores para os jovens, e que tais empregos somente serão possíveis por meio da escolarização. Contudo, entre os estudantes ouvidos na pesquisa, apenas um deles deseja continuar estudando, o que demonstra as urgências cotidianas que interferem em suas escolhas e influenciam nas as fracas expectativas profissionais e educacionais do grupo.
Resumo em outra língua: Entering the labor market, even in the informal sector, and staying in school is a challenge for a significant portion of the young population in our country. In the case of rural youth and in the small towns, the difficulties to work and study are even bigger. The district of São José of Triunfo belongs to the municipality of Viçosa (MG) and has in coffee farming one of its main sources of income. Different generations work in these fields, mainly during the fruit harvest, including young students. In the search to understand a little of the experience of these young people and their families, this research arose from the following question: What is the role of work in coffee farming in the life of high school youth in a district of Viçosa? To answer this question, the general objective was outlined: to understand the role of work in coffee farming in the lives of young people in high school. The chosen approach was qualitative and prioritized reflective interviews with four young people, their parents and grandparents involved in coffee harvesting work. All young people interviewed attend the 1st year of high school at a public school located in the district. The construction of the data also included analysis of the documents and participatory observation. The research revealed that work in coffee farming plays a very important role in the life of the different generations in the district. There is the active involvement of young people with the reality of work in the harvest period due to family influence, but also due to their own desire, since the money they receive represents relative independence in consumption and in their choices. Although they are proud to see their children and grandchildren working in the fields, the parents and grandparents interviewed, value the study and made it clear that they want better jobs for young people, and that such jobs will only be possible through schooling. However, among the students heard in the research, only one of them wants to continue studying, which demonstrates that the daily urgencies interfere with their choices and influence the weak professional and educational expectations of the group.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12495
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/07/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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