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dc.contributor.advisorMatos, Daniel Abud Seabrapt_BR
dc.contributor.advisorSoares, José Franciscopt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Lauren Angela Maria Nogueira-
dc.date.accessioned2020-07-21T15:38:24Z-
dc.date.available2020-07-21T15:38:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBARBOSA, Lauren Angela Maria Nogueira. Descrição e medida da competência leitora no ensino fundamental. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12494-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto educacional atual, existe uma dificuldade de informar, de maneira clara e adequada, o que se espera que os alunos aprendam como resultado do ensino. Uma grande quantidade de objetivos de aprendizagem, muitas vezes vagos, costuma ser utilizada na educação. Esta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem a partir de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em Língua Portuguesa. O principal referencial teórico usado foi a Taxonomia Revisada de Bloom que apresenta, como estrutura para a elaboração de objetivos de aprendizagem, o uso de um verbo para nomear um processo cognitivo e de um substantivo para indicar o objeto de conhecimento. Essa taxonomia é constituída por duas dimensões: conhecimento e processos cognitivos. A primeira compreende quatro tipos: factual, conceitual, procedimental e metacognitivo. A segunda abarca 19 processos, distribuídos em seis categorias com complexidade cognitiva crescente (lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar). Em associação, o quadro conceitual do PISA de leitura foi usado na fundamentação teórica e, em especial, suas três categorias de processos cognitivos: localizar informações, compreender, avaliar e refletir. No percurso metodológico, trabalhou-se com 1.813 sentenças descritoras de itens de avaliações externas de Língua Portuguesa, oriundas de relatórios pedagógicos do SAEB, da Prova São Paulo e de documentos curriculares dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. As informações foram categorizadas e analisadas, para serem usadas na discriminação dos objetos de conhecimento e dos processos cognitivos selecionados na elaboração dos objetivos de aprendizagem. O número final de objetivos de aprendizagem em leitura elaborados neste trabalho foi de 84, distribuídos em três grandes grupos: elementos contextuais (24), elementos textuais (43) e elementos linguísticos (17). As habilidades da nova matriz de Língua Portuguesa do SAEB (2018) foram analisadas. Observa-se uma progressão em termos de complexidade cognitiva nas habilidades do 5º para o 9º ano da nova matriz, na maior parte dos casos. No entanto, revela-se a presença significativa de processos de baixa complexidade cognitiva na matriz, pela utilização de verbos que envolvem a recuperação da informação da memória em várias habilidades. Processos mais elevados, que abordam a compreensão, a análise e a integração de informações, poderiam estar mais presentes a fim de contribuir para a elaboração de testes nos quais a leitura avaliada não se limite à reprodução de conhecimentos escolares. Como contribuições da pesquisa, considerase que o conjunto de objetivos de aprendizagem elaborados trazem uma síntese representativa da área de Leitura, com um potencial de aplicação muito grande: elaboração ou avaliação de materiais didáticos ou de propostas de ensino; análise e avaliação de currículos em redes estaduais e municipais; possibilidade de diálogo e de melhorias da BNCC; formação de professores, dentre outras. Sugerimos a utilização de conceitos das taxonomias cognitivas na elaboração de objetivos de aprendizagem que possam orientar, de forma clara e específica, o que se pretende ensinar e como a aprendizagem pode ser avaliada. Essa utilização pode ser integrada a outros quadros teóricos e expandida para diferentes áreas de conhecimento, além de ser usada na formação/capacitação dos profissionais da Educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectObjetivos de aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura - desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTaxonomias dos objetivos educacionaispt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Brasilpt_BR
dc.titleDescrição e medida da competência leitora no ensino fundamental.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/07/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeMatos, Daniel Abud Seabrapt_BR
dc.contributor.refereeCorrêa, Hércules Tolêdopt_BR
dc.contributor.refereeSoares, José Franciscopt_BR
dc.contributor.refereeCoscarelli, Carla Vianapt_BR
dc.description.abstractenThere is some difficulty, in the present educational context, in informing in a clear and adequate manner what we expect our students to learn as a result of their schooling. A great quantity of objectives, quite often very vague, is usually utilized in education. This research seeks to elaborate learning objectives from descriptive sentences of external evaluation items in Portuguese language. The main theoretical reference here used was the Revised Taxonomy of Bloom. It presents, as a structure for the elaboration of learning goals, the use of verbs to name a cognitive process and of nouns to indicate the learning goal. This taxonomy is constituted by two dimensions: knowledge and cognitive processes. The first comprehends four types: factual, conceptual, procedural and metacognitive. The second encompasses 19 processes, distributed in six categories with crescent cognitive complexity (remembering, comprehending, applying, analyzing, evaluating and creating). In association, PISA’s, conceptual frame for reading skills was used in this theoretical base and, specially, its three categories of cognitive processes: localizing information, comprehending, evaluating and reflecting. Through our methodological process we have worked with 1.813 descriptive sentences of external evaluation items concerning the Portuguese language, taken from reports of SAEB, from Prova São Paulo and curricular documents of the states of Rio de Janeiro and São Paulo. The information was categorized and analyzed, in order to be used in the discrimination of the objects of knowledge and the cognitive processes selected in the elaboration of the learning goals. The final number of learning goals in reading skill elaborated through this work was 84, distributed in three groups: contextual elements (24), textual elements (43) and linguistic elements (17). The skills of the new Portuguese language matrix of SAEB (2018) were analyzed. There is a progression in terms of cognitive complexity in skills from the 5th to the 9th year of the new matrix, in most cases. However, the significant presence of low cognitive complexity processes in the matrix is revealed by the use of verbs that involve the retrieval of information from memory in various skills. Higher processes, which address the understanding, analysis and integration of information, could be more present in order to contribute to the development of tests in which the assessed reading is not limited to the reproduction of school knowledge. Regarding the research contributions, it is considered that the set of elaborated learning objectives brings a representative synthesis of the Reading area, with a very large application potential: elaboration or evaluation of didactic materials or teaching approaches; analysis and evaluation of curricula in state and municipal networks; possibility of dialogue and BNCC improvements; teacher training, among others. We suggest the use of cognitive taxonomy concepts in the development of learning goals that can guide, in a clear and specific way, what is intended to be taught and how learning can be evaluated. This use can be integrated with other theoretical frameworks and expanded to different areas of knowledge, in addition to being used in the education of teaching professionalspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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