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Título: Análise decolonial das personagens femininas da obra Olhos d´água, de Conceição Evaristo.
Título(s) alternativo(s): Decolonial analisis of the female characters in Olhos d’água, by Conceição Evaristo.
Autor(es): Pereira, Humberto Gomes
Lisbôa, Natália de Souza
Palavras-chave: Periferia
Necropolítica
Decolonialidade
Data do documento: 2019
Referência: PEREIRA, H. G.; LISBÔA, N. S. Análise decolonial das personagens femininas da obra Olhos d´água, de Conceição Evaristo. ANTARES: Letras e Humanidades, v. 11, n. 22, p. 159-177, jan./abr. 2019. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7101>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Resumo: O presente texto centra-se nas personagens femininas que integram a obra Olhos d´água (2016), de Conceição Evaristo, bem como na representação de corpos que traduzem as expressões da necropolítica – termo cunhado pelo filósofo Achille Mbembe. Do silêncio à palavra, a autora observou-se com seus olhos femininos e traduziu suas vivências em prosa poética, como se estivesse contando-nos histórias que foram silenciadas pela história ao longo de muitos anos. A partir da análise decolonial das personagens femininas, verificar-se-á como Conceição Evaristo fascina com uma escrita política e que dá voz a milhares de mulheres marginalizadas. Verifica-se também que, uma vez incorporanda tessitura poética à ficção, suas crônicas apresentam uma galeria de mulheres que são, na verdade, uma só mulher.
Resumo em outra língua: This text is focus on the female characters that make up Conceição Evaristo's “Eyes of Water" (2016) the representation of bodies that reflect the expressions of necropolitic – a term coined by the philosopher Achille Mbembe. From silence to word, the author observed herself with her feminine eyes and translated her experiences into poetic prose, as if she had told us stories that were silenced by history over many years. From the decolonial analysis of the female characters, it will be verified how Conceição Evaristo fascinates with a political writing and that gives voice to thousands of marginalized women. It will also be verified that, once incorporating poetic texture to the fiction, its chronicles present a gallery of women who are, in fact, one woman.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12485
DOI: http://dx.doi.org/10.18226/19844921.v11.n22.09
ISSN: 1984-4921
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