Dispositivo vestível para medição contínua da taxa de bilirrubina em recém-nascidos.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho relata o projeto, fabricação, teste e aplicação de uma plataforma de sensoriamento óptico de baixo custo dentro de uma pulseira de silicone para monitorar continuamente a bilirrubina não conjugada in vitro, exposta a condições de fototerapia. Este dispositivo consiste em um fotômetro portátil integrado baseado em uma fonte azul de diodo emissor de luz (430-490 nm) voltada para um resistor dependente de luz com bilirrubina colocada entre eles. A resposta óptica de uma variedade de concentrações de bilirrubina sob fototerapia padrão, moderada e em altas doses está de acordo com as medidas do dispositivo óptico. Os dados mostram uma tendência para uma correlação linear entre o tempo de meia vida da molécula de bilirrubina e a razão da concentração de bilirrubina pelo brilho da luz. Nosso estudo fornece novas ideias sobre o conceito de medidores de bilirrubina em tempo real e não invasivos, nos quais dispositivos ópticos flexíveis e de baixo custo são promissores para monitorar a evolução da bilirrubina em recém-nascidos ictéricos durante a fototerapia.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ciências – Física de Materiais. Departamento de Física, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Tecnologia vestível, Icterícia neonatal, Bile
Citação
SILVA, Otto Henrique Cezar e. Dispositivo vestível para medição contínua da taxa de bilirrubina em recém-nascidos. 97 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências – Física de Materiais) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.