Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12380
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFranco, Marco Antônio Melopt_BR
dc.contributor.advisorCorrêa, Hércules Tolêdopt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela de Carvalho Pena-
dc.date.accessioned2020-06-24T17:01:04Z-
dc.date.available2020-06-24T17:01:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Daniela de Carvalho Pena. Alfabetização e literatura na sala de aula: um estudo sobre práticas de uma professora com crianças de 6 anos. 159 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12380-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractOs estudos recentes no campo da alfabetização e da literatura têm demonstrado a relevância da abordagem dos textos literários em práticas pedagógicas desde o início do processo de escolarização como instrumento para aprendizagem sobre a língua escrita e formação do leitor. Considerando esses aspectos, a pesquisa aqui apresentada buscou investigar a prática pedagógica de uma professora no trabalho com a literatura infantil no processo de alfabetização de crianças de seis anos. O campo de pesquisa contemplou uma turma de primeiro ano de uma escola da Rede Municipal de Educação de Itabirito, Minas Gerais. Para desenvolver a pesquisa, a abordagem metodológicas se deu numa perspectiva qualitativa, em que foram usados instrumentos variados para a coleta de dados, como a observação da prática docente, entrevista semiestruturada realizada com a professora participante, anotações no diário de campo e gravações audiovisuais. O embasamento teórico da pesquisa está alicerçado em trabalhos sobre alfabetização e letramento como os de Soares (2008), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2005), Rojo (2010) e referentes a literatura infantil e o processo de letramento literário pautados em Cosson (2006), Paiva (2008), Machado e Corrêa (2010). Para as análises, foram selecionadas aulas que evidenciaram as práticas e espaços de inserção da literatura infantil no processo de alfabetização. Como resultados, a pesquisa evidenciou que: (i). a literatura infantil foi utilizada nas ações pedagógicas da docente em: práticas de leitura em voz alta, práticas com foco em habilidades de consciência fonológica, práticas de produção textual, práticas de promoção de leituras espontâneas dos alunos e práticas fundamentadas em perspectivas inovadoras e perspectivas tradicionais; (ii). os critérios para seleção do material de leitura relacionavam-se às crenças da professora quanto a especificidades da turma, aos fins pedagógicos e moralistas; (iii). as estratégias de mediação empregadas pela docente objetivaram propiciar aos alunos o prazer em ouvir as histórias e evocar algum tipo de ensinamento. É possível concluir, frente aos resultados, que a prática da docente apresentou elementos advindos de sua formação continuada, de suas crenças, bem como de sua ação pedagógica diversificada na utilização dos livros ofertados para aprendizagem da criança sobre a língua escrita por meio da literatura. Entretanto, há que se investir na articulação do domínio do sistema alfabético com conhecimentos sobre a língua escrita e seu uso na busca pela constituição de uma comunidade de leitores ativos e autônomos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAlfabetização - criançaspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleAlfabetização e literatura na sala de aula : um estudo sobre práticas de uma professora com crianças de 6 anos.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/06/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFranco, Marco Antônio Melopt_BR
dc.contributor.refereeJorge, Liliane dos Santospt_BR
dc.contributor.refereeAragão, Cleudene de Oliveirapt_BR
dc.description.abstractenRecent studies in Literacy and Literature have demonstrated relevance in literary texts approaching in pedagogical practices since the beginning of the schooling process as an instrument for learning about written language and the reading training. Considering these aspects, this research investigated the pedagogical practice of a teacher who uses literature to literate six year old children. The search field contemplated a first grade class at a municipal school in Itabirito, Minas Gerais. In order to develop this research, the methodological approach was given in a qualitative perspective in which various instruments were used to collect data, such as observation of teaching practice, semi-structured interview with a teacher, notes in the field diary and audiovisual recordings. The theoretical basis of the research is based on works on literacy and literacy such as those of Soares (2008), Ferreiro and Teberosky (1999), Morais (2005), Rojo (2010) and referring to children's literature and literary literacy process Cosson (2006), Paiva (2008), Machado and Corrêa (2010). For the analysis, classes were selected that showed the practices of use and spaces of insertion of children's literature in the literacy process. As results, the research showed that: (i). children's literature was used in the pedagogical actions of the teacher in: reading aloud practices, practices with a focus on phonological awareness skills, textual production skills, practices to promote autonomous reading of students and practices based on innovative perspectives and traditional perspectives ; (ii). the criteria for selection the reading material were related to the teacher's beliefs regarding the specificities of the class, to the pedagogical and moralistic purposes; (iii). the mediation strategies used by the teacher aimed to provide students with the pleasure of listening to the stories and evoke some kind of teaching. It is possible to conclude from the results that the teacher's practice presented elements derived from his continuing education, his beliefs, as well as his diverse pedagogical action in the use of the books offered by for the child's learning about the written language through literature. However, it is necessary to invest in the articulation of the domain of the alphabetical system with knowledge about the written language and its use in the search for the constitution of a community of active and autonomous readers.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AlfabetizaçãoLiteraruraSala.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons