Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12337
Title: Redes sociais online como espaço de conversação política : um estudo do grupo “Plantão da Cidade-Ouro Preto” no Facebook.
Authors: Souza, Isabela Melo de
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Hila Bernadete Silva
Keywords: Participação política
Facebook - rede social on-line
Ciência política
Issue Date: 2020
metadata.dc.contributor.referee: Rodrigues, Hila Bernadete Silva
Josephson, Joana Ziller de Araújo
Coração, Cláudio Rodrigues
Citation: SOUZA, Isabela Melo de. Redes sociais online como espaço de conversação política: um estudo do grupo “Plantão da Cidade-Ouro Preto” no Facebook. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Abstract: Esse trabalho investigou o Facebook como espaço de conversação política e a maneira como os indivíduos se apropriam de grupos de discussão no universo online. Examinou, ainda, como esses elementos se refletem no cotidiano dos cidadãos e no poder público. A investigação se deu a partir da observação de um espaço específico no Facebook: o grupo Plantão da Cidade, criado no município de Ouro Preto para a viabilização de discussões de cunho político que afetam não apenas os moradores da cidade, mas também, e principalmente, os trabalhos do Legislativo municipal. As reflexões basearam-se em estudos especialmente dedicados à análise dos processos comunicacionais no universo online e em questões específicas, como a representatividade, a interação social e a participação política nas redes sociais. O percurso metodológico se ancorou no modelo das trocas argumentativas online e na deliberação como um processo social, político e comunicativo. O estudo evidenciou o papel do Facebook como ambiente de conversação e como instrumento capaz de assegurar certa participação política em assuntos da esfera governamental.
metadata.dc.description.abstracten: This study investigated Facebook as a space for political conversation and the manner in which individuals make use of discussion groups in the online environment. It also analyzes how these elements are reproduced in the daily lives of citizens and public authority. The investigation took place from the observation of a specific space in Facebook: the Plantão da Cidade group, conceived in the municipality of Ouro Preto to enable discussions of a political nature that affect not only the residents of the city, but also, and especially, the municipal parliament activities. The reflections are rest on research especially dedicated to the analysis of communication processes in the online environment and on specific issues, such as representativeness, social interaction and political participation on social networks. The methodological path was based on the model of online argumentative exchanges and in the idea of deliberation as a social, political and communicative process. The study reveals the role of Facebook as an environment for conversation and as an instrument capable of ensuring a certain political participation in matters of the governmental sphere.
Description: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12337
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/06/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Appears in Collections:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_RedesSociaisOnline.pdf4,49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons